A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como lidar com a depressão na terceira idade no Brasil Contemporâneo?“, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto 1
Depressão na terceira idade pode estar associada à catarata
06 abr.2019 | Fonte: Folha Vitória
O Brasil lidera os casos de depressão na América Latina. A doença acomete 5,8% da população, ou seja, 11,5 milhões de brasileiros – de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No âmbito global, o número de casos cresceu mais de 18% nos últimos 10 anos; o avanço rápido impulsiona a previsão de que, em 2020, essa será a enfermidade mais incapacitante do mundo.
A Pesquisa Nacional de Saúde, conduzida em 2013, apontou que no país, as pessoas com idade entre 60 e 64 anos – início da velhice – são as mais acometidas pelo mal psiquiátrico. A psicóloga Eliane Pereira Mello, especialista em Psicologia Hospitalar em Reabilitação pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP), analisou as possíveis causas da incidência da doença na maturidade e apontou a catarata como um dos fatores que pode debilitar a saúde emocional do idoso, podendo causar depressão.
[…]
Clique aqui para ler a matéria completa
Texto 2
Texto 3
Depressão na terceira idade tem sintomas diferentes
20 abr.2020 | Fonte: Planeta Folha
A população está com a longevidade cada vez maior em decorrência dos avanços na tecnologia e na ciência, que vêm ajudando a prolongar o tempo de vida em todo o mundo. No Brasil, segundo o IBGE, a estimativa média de vida cresceu para 80 anos, no caso de mulheres, e para 76, para os homens. O alargamento da faixa etária exige olhares mais atenciosos à saúde na velhice.
É exatamente na terceira idade que diversas mudanças impactantes acontecem. Os filhos se casam e saem de casa, a trajetória profissional acaba, surgem diferentes problemas de saúde e a sensação de que perderam suas funções e não são mais úteis pode ser um gatilho para a ansiedade e a depressão, podendo atrapalhar os planos para essa fase da vida, que deveria ser mais livre e tranquila.
O isolamento social, necessário em época de pandemia causada pelo novo coronavírus, porém comum entre diversos idosos, que acabam por diminuir suas rotinas de convívio com familiares e amigos, é um dos fatores que podem agravar doenças mentais.
[…]