Dependência Digital no Brasil | Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A dependência digital dos adolescentes brasileiros“, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Excesso de exposição a telas tem impactos no cérebro de crianças e adolescentes

27 Jan. 2021 | Fonte: Revista Encontro

O garoto está no quarto há várias horas. Talvez por um dia inteiro. Está longe da família, mas não está sozinho. Tem na sua frente uma parte do mundo, fala alto, discute com os amigos virtuais. A menina se distrai por horas em frente à câmera do celular, ensaiando poses para o vídeo do Tik Tok, medindo sua audiência. A realidade não é nova. Todos sabem que a overdose digital não começou com a chegada do novo coronavírus. Ela é antiga. O fechamento das escolas e a ausência das relações sociais apenas deixou o excesso mais claro. Em janeiro de 2022, a dependência de videogames e de redes sociais se tornará oficialmente uma nova doença, ganhando o seu próprio CID (Código Internacional de Doenças). Enquanto isso, pesquisas ao redor do mundo alertam para os impactos do uso exagerado de telas no desenvolvimento do cérebro. Um recente estudo francês chama atenção mostrando uma redução do QI infantil (Coeficiente de Inteligência), que vem sendo impactado pelos meios digitais. Se não está fácil para as crianças, o cenário não é tranquilo para os pais. Diante de tamanho turbilhão, em casa não há como dividir a responsabilidade e as famílias são chamadas a assumir a mediação desse conflito.

[…]

Clique aqui para ler a matéria completa

Isolamento social potencializa dependência tecnológica

07 Fev. 2021 | Fonte: Correio Braziliense

O isolamento social potencializou um dos problemas mais comuns da modernidade: a dependência tecnológica. Confinados entre quatro paredes, muitos enxergaram a internet como um meio de se distrair da realidade conturbada e a única alternativa para se comunicar com o exterior.

Para o psicólogo clínico Gilberto Godoy, as contingências da pandemia criaram novas demandas e mudaram a forma com que as pessoas se relacionam com tudo à volta. O uso desenfreado de tecnologias, por exemplo, passou a ser um dos grandes responsáveis pelo aparecimento e/ou agravamento de problemas mentais. “A forma de o homem se relacionar com outros homens e com as coisas se modificou muito. Dentro do consultório, notei que as pessoas começaram a ter alguns sintomas que, antes, ou eram mascarados ou não existiam, como ansiedade, síndrome do pânico e depressão”, observa.


[…]

Clique aqui para ler a matéria completa

Clique aqui para ver a imagem

Psicólogo alerta para riscos do uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes

02 Set. 2020 | Fonte: G1

Com a pandemia da Covid-19, as telas de tablets, computadores e celulares se tornaram uma das formas de acesso ao mundo exterior. No entanto, o uso excessivo desses aparelhos combinado com jogos eletrônicos pode gerar um problema para crianças e adolescentes, afirmou o psicólogo e pesquisador de dependência em jogos digitais, Igor Lemos.

Lemos explicou que sinais como alteração de humor, passar cada vez mais tempo jogando e deixar de lado atividades acadêmicas, colegas e familiares podem apontar um vício que precisa ser tratado.”

É um problema sério, assim com a depressão e o transtorno do pânico, que é ansiedade, o jogo também é considerado um problema. Só que nem todo mundo é dependente, mas quem é, normalmente, não admite”, afirmou.


[…]

Clique aqui para ler a matéria completa.