Agrotóxicos no Brasil: argumentos para redação

Alternativas para combater os malefícios causados pelo uso de agrotóxicos no Brasil

O Brasil possui hoje na agricultura um dos principais alicerces de sua economia. Além disso, é também referência mundial em produção de alguns gráos, como, por exemplo, a soja – na produção da mesma encontra-se apenas atrás dos Estados Unidos.

Porém, apesar de todo o benefício que a agricultura traz para o país, o uso exagerado de pesticidas, produtos químicos e agrotóxicos como um todo, faz com que a mesma agricultura que nos beneficia possa ser uma ameaça à população.

Revolução verde

A Revolução Verde surgiu logo após a Segunda Guerra. Por um lado diz-se que surgiu devido a uma necessidade, já que alguns países da África e Ásia enfrentavam problemas com a fome. De outro, a indústria precisava se reinventar e, boa parte do incetivo ao uso de agrotóxicos partiu da indústria química que, anteriormente, abastecia a indústria bélica norte-americana. Importante ressaltar que um dos resultados foi o aumento da fome, afinal, o real motivo era nutrir a indústria.

A ideia por trás da Revolução Verde é a modernização da agricultura, através do uso de mais tecnologias, sementes modificadas, melhor aproveitamento do solo, entre outros. Os principais alimentos valorizados eram o grãos, principalmente soja e milho.

História agrícola brasileira

Apesar da dificuldade que os primeiros colonizadores encontraram em plantar no Brasil a carta de Pero Vaz de Caminha, de 1.500 já falava sobre a terra: “em se plantando, tudo dá”. A primeira plantação que no país passou a chamar atenção foi a da cana-de-açúcar, base da economia colonial, chegou por volta de 1532.

A partir de 1727, o café roubou o protagonismo, passando a ser o principal produto de exportação brasileiro. E sua importância manteve-se por tanto tempo que no início do século XX foi até usado para designar uma alternância no governo brasileiro: a famosa “política do café com leite”.

E depois dele vários outros gêneros alimentícios foram ganhando seu lugar também, como o trigo, o feijão. a soja e vários outros mais.

Dados numéricos

Ao se falar sobre agrotóxicos é possível encontrar diversos dados. Porém, não tão comum é apresentar dados que sejam favoráveis ao uso de agrotóxicos, fator esse que pode diferenciar sua redação.

Nichollas Vital, autor do livro “Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo” apresenta vários desses dados, sendo alguns deles: produtos dos anos 60 eram até 160% mais tóxicos que os atuais; de acordo com pesquisadores do EUA, agrotóxicos matam menos que acidentes de carro, eletrodomésticos, natação, entre outros; e, ressalta ainda que o Brasil é muito eficiente no uso de agrotóxicos, pois colhemos 142kg de alimentos a cada dólar investido em agrotóxicos, contra 94kg dos EUA e assustadores 8kg do Japão.

Escute a entrevista com o autor do livro

Outros materiais

A Saga da Agricultura no Brasil
Este artigo da “Aventuras na História” remonta a história da agricultura brasileira. De forma bastante did[ática e completa o artigo vale a leitura.

Agricultura no Brasil – Revolução Verde | Vídeo
Vídeo curto e didático em que um professor de geografia explica melhor o que foi a “Revolução Verde”.

Trajetória da Agricultura Brasileira
Artigo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) muito interessante, traz vários dados, gráficos, história e análises. Além de, claro, ser uma fonte bastante confiável. 😉

Citações para redação

Não se deve morder a mão que nos dá a comida.

Pepetela | Escritor angolano
No livro “O tímido e as mulheres”, Cap. 24. Verificado no livro original.