Formas de resolver os entraves do envelhecimento populacional assegurando o bem-estar dos idosos no Brasil
O envelhecimento populacional é hoje um fato. De acordo com dados divulgados pela ONU, pela primeira vez na história a população de idosos mundial ultrapassa a população de crianças de até 5 anos. Entretanto, grande parte dos países ainda possui um sistema no qual os mais jovens ajudam a sustentar a aposentadoria dos mais idosos, e, no Brasil, não é diferente.
Com base nisso, como podemos garantir a valorização de bem-estar dos idosos mesmo em meio às consequências da evolução?
Reforma da previdência
Em 2018 os prejuízos causados pelo sistema da nossa previdência (INSS) atual foram de 194 bilhões de reais. Com base neste tipo de dados o governo fala que é imprescindível que haja a reforma da previdência, a fim de garantir benefícios aos idosos futuros.
A mudança proposta e que está em trâmites no governo prevê: aumento na idade mínima de aposentadoria, que além da apresentada inicialmente poderá ser reajustada a cada 4 anos, de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros. Além disso, inclui também, como um de seus pontos principais, aumento no tempo mínimo de contribuição para cada colaborador.
Confira nos links a seguir alguns pontos mais detalhados: Link 1, Link 2, Link 3.
Outros países
Diversos países no mundo enfrentam desafios similares aos que estamos passando ao discutir a questão dos idosos. Porém, temos exemplos bastante interessantes acontecendo em outros países.
China e Japão costumam ser bastante conhecidos por sua cultura que coloca os mais velhos como um centro de respeito e sabedoria. No Japão há, inclusive um feriado dedicado aos mais velhos, o “Dia do respeito ao idoso”.
Fugindo um pouco da perspectiva cultural a Holanda é um exemplo a ser seguido quanto à políticas governamentais nesse sentido. Eles possuem condomínios dedicados a idosos, estimulam bastante a integração dos idosos na sociedade, focam na invocação e tecnologia para o setor, entre outros.
Leis e dados
De acordo com dados do IBGE, 25% da população brasileira será formada por pessoas com mais de 65 anos em 2060. Além disso, com base em dados coletados pela mesma instituição, se compararmos com o ano de 2017, até 2042 a população de idosos deve dobrar no país.
A fim de assegurar o envelhecimento saudável o Brasil conta com o “Estatuto do Idoso”(Lei 10.741/2003). O regulamento citado expõe em seu artigo terceiro que “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”
Clique aqui para ler o estatuto completo.
Outros materiais
Projeção da população | IBGE | Gráficos
Diversos gráficos do IBGE com informações diversas sobre a população. Além disso, é possível selecionar para fazer o comparativo entre o Brasil e algum estado específico.
Envelhecimento: visão de filósofos da antiguidade oriental e ocidental | Artigo
Artigo que explora visões filosóficas acerca d0 envelhecimento.
Amour (amor) | Filme
Filme que conta a história do amor entre dois idosos, suas dificuldades e também relação com seus filhos.
Citações
O que é um adulto? Uma criança de idade.
Simone de Beauvoir | Intelectual francesa
Frase original: “Qu’est-ce qu’un adulte? Un enfant gonflé d’âge“, verificado através do site Wikiquote.
Não acho maravilhoso envelhecer. A gente envelhece na marra, porque não há mesmo outro jeito, já fui a tantas estações de águas, já bebi de tantas fontes – onde a Fonte da Juventude, onde?
Lygia Fagundes Telles | Escritora brasilera
Em “A disciplina do amor”. Verificado através do site WikiQuote.