A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Inclusão digital: como assegurar o bom uso das tecnologias entre as diferentes faixas etárias do Brasil”, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Estudo aponta transformação digital como essencial para ampliar a inclusão digital na América Latina
14 ago 2019 | Fonte: IPNews
Contrariando o senso comum no Brasil, inclusive por conta da crise financeira que assola o país, o uso de cartão de crédito ainda cresce na América Latina. Porém, estudo feito pela Minsait, uma companhia da Indra, acredita que a transformação digital dos meios de pagamento é um fator essencial para aumentar a inclusão financeira na região.
Apesar do avanço de novas tecnologias de pagamento, como QR Code e NFC (por aproximação), mais de 60 milhões de pessoas ainda não têm conta em banco no Brasil, de acordo com dados do IBGE. […]
Clique aqui para ler a matéria completa.
Severino, aos 76 anos, ganhou o primeiro celular e foi aprender a usar em um curso de inclusão digital
21 ago 2019 | Fonte: i44News
Perto de completar 77 anos, no próximo mês, o aposentado Severino Alves de Lima ganhou o primeiro celular nesta semana, um presente do filho. O aparelho, para ele, parece mais uma caixa-preta envolta em mistérios. Para aprender, ele se inscreveu em um curso que ensina pessoas com mais de 50 a mexer em smatphones, que em Campo Mourão teve 60 inscritos […].
O aparelho que agora carrega no bolso é ainda um completo desconhecido . O fato de não saber usar o telefone é encarado com bom humor pelo aposentado, no estilo “ria da vida, ria dos problemas e ria de você mesmo”. “Não sei se ele morde, corre ou chora”, disse Severino sobre o novo presente.
Caminhoneiro por 40 anos, ele diz que sabe “ler e escrever bem pouco”. O aprendizado foi adquirido com a leitura das placas nas estradas. O novo desafio é o aparelhinho que ele vê outras pessoas mexendo. “Eu vim aprender porque nunca mexi com celular. Vejo o pessoal usar. Vou ver se aprendo no curso”, afirmou. […]
Clique aqui para ler a matéria completa.
Como alinhar a Educação 4.0 ao projeto de vida dos estudantes
20 ago 2019 | Fonte: Nova Escola
Cada vez mais, nossos jovens chegam ao final da escolarização sem um projeto de vida definido. Isso significa que eles têm dificuldade para identificar o que precisam fazer para se conhecer, desenvolver e como usar essa informação para avançar na escola, na carreira e na vida. Na paralela, a tendência de crescimento da inclusão digital – que inclui a Educação – nos coloca num momento em que temos uma grande quantidade de aplicativos, vídeo aulas e gerenciamento de lições que também impulsionam o mercado de aprendizagem online. É isso, a Educação 4.0 chegou para ficar!
É nesse contexto que startups de Educação estão crescendo e chegando a mais estudantes. A Matific, que traz gamificação para o ensino de Matemática é um claro exemplo, assim como a Arvore de Livros, que traz uma boa variedade de livros que o professor pode trabalhar com os alunos em sala de aula.