A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância da leitura como instrumento de construção da cidadania ”, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Jovens leem mais no Brasil, mas hábito de leitura diminui com a idade
28 set.2019 | Fonte: Folha de São Paulo
Em um país com baixos indicadores de leitura, a evolução na primeira metade desta década parece oferecer algum alento.
Entre 2011 e 2015, a estimativa de brasileiros que consomem livros passou de 50% para 56%, totalizando 104,7 milhões de pessoas. A quantidade anual média de livros lidos por habitantes passou de 4 para 4,96. […]
No entanto, há pouco o que se comemorar, na avaliação de Zoara Failla, socióloga e coordenadora da pesquisa. “Acho que essa elevação não é qualitativa, é quantitativa”.
[…]
Clique aqui para ler a matéria completa
Com apoio do CNJ, projeto estimula prática da leitura no cárcere
Difundir a prática da leitura por pessoas privadas de liberdade, apresentando iniciativas de todo o país. São estes os principais objetivos da Jornada Nacional da Leitura no Cárcere, evento que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de fevereiro com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Por meio de palestras e rodas de conversa, o evento ainda irá estimular a adesão de voluntários aos projetos de leitura nas unidades prisionais e aprimorar a formação de quem já atua na temática.
[…]