Adquira ebooks GRATUITOS na Amazon.

Você sabia que a Amazon está com vários eBooks gratuitos? Pois é, entrando no site da Amazon é possível encontrar uma série de ebooks gratuitos, das mais diversas matérias e assuntos.

Para ajudar, eu separei vários deles ligados à vestibular, redação, escrita ou similares. Fiquem à vontade para também deixar nos comentários outros livros legais que vocês tenham achado. Vamos compartilhar os materiais legais que acharmos por aí! 🙂

Possíveis temas de redação

Tecnologias digitais na educação

Release do livro: “Tecnologias Digitais na Educação apresenta uma seleção de artigos que são resultado das monografias da primeira turma do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação.”

Desafios contemporâneos da educação

Release do livro: “Se historicamente a educação escolar no Brasil foi marcada por um profundo corte elitista, o processo de democratização do ensino apresentou incontestáveis avanços desde a Constituição de 1988. A caminhada pela universalização, no entanto, não se deu à margem de suas heranças históricas, bem como novas fronteiras surgiram para o desafio da educação emancipatória.

Esta obra reúne 17 ensaios que debatem os dilemas existentes no cotidiano da sala de aula. Divididos em três partes – “” Educação, culturas realidade social””, “”Políticas educacionais”” e “”A escola”” -, os textos coligidos abordam temas variados relacionados à prática escolar, como cidadania, políticas afirmativas e gestão administrativa, e compõem um cenário contemporâneo dos principais desafios colocados para a educação de nosso tempo.

Educação inclusiva: o professor mediando para a vida

Release do livro: “O livro traz texto de apresentação, onde se explicita como a temática se tornou objeto de estudo e trabalho destas duas profissionais, seguido de uma introdução em que se discutem educação, exclusão social, direitos humanos, a realidade das pessoas com deficiência e o papel da escola neste cenário. Um capítulo de Contextualização conceitua as ideias de deficiência, inclusão versus integração, educação inclusiva e formação do professor. Depois, o capítulo Refletindo sobre a educação inclusiva apresenta a psicologia histórico-cultural de Vygotsky e as contribuições da psicanálise. Análise da inclusão na prática faz um delineamento da pesquisa e discute qualificação e problematização da inclusão no cotidiano escolar, a atuação e a formação do professor, os paradoxos e sentimentos despertados pela convivência.”

Inclusão digital: polêmica contemporânea

Release do livro: “Os artigos desse livro abordam assuntos como as diretrizes metodológicas utilizadas em ações de inclusão digital,questões relacionadas ao software livre e a análise de uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional”.

Raça, ciência e sociedade 

Release do livro: “Bela coletânea que reúne trabalhos de enfoques plurais e com os seguintes objetivos: abordar os temas da raça e das relações raciais a partir de uma perspectiva diacrônica, desde o século XIX até o presente, com o intuito de observar as mudanças e deslocamentos conceituais de forma abrangente; apresentar um conjunto de trabalhos elaborados a partir de reflexões em diversos campos do conhecimento (antropologia, sociologia, história, ciência política e literatura), revelando assim a pluralidade de enfoques através dos quais a tríade raça, ciência e sociedade tem sido abordada; fornecer subsídios para a compreensão do cenário racial brasileiro contemporâneo”.

Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da World Wide Web

Release do livro: “Um número cada vez maior de produtores de conteúdo informacional, embora de acordo com os padrões culturais prevalecentes nem sempre seja considerado qualitativamente favorável, evidencia uma nova configuração cultural exponencialmente representativa no fluxo da informação em que o indivíduo, que não há muito tempo era um mero consumidor de conteúdo intelectual, é agora também um participante ativo na criação desses conteúdos. Os indivíduos que lidam com essas novas formas de produzir, disseminar e usar conteúdos informacionais devem estar conscientes das diferenças que se impõem quando a informação é digital. Eles devem conhecer as implicações quanto ao fluxo da informação e seus aspectos simbólicos, bem como saber sob quais condições a lei de direitos autorais estabelece que essas práticas devam acontecer”.

Biologia e Ciências

Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil 

Release do livro: “Traz informações concisas e atualizadas sobre os mosquitos vetores de doenças no Brasil. Inclui morfologia e biologia das fases evolutivas de adulto, ovo, larva e pupa, abordando aspectos referentes à nutrição, reprodução, comportamento e ecologia. Com referência às medidas de controle, são abordados os métodos químicos, a questão da resistência aos inseticidas e a perspectiva dos métodos biológicos. Possui, ainda, técnicas de trabalho e uma vasta lista de referências bibliográficas para um conhecimento mais detalhado de cada item tratado.”

A Recepção do Darwinismo no Brasil

Release do livro: “Os artigos reunidos iniciam um debate que aprofunda a história sobre a recepção da teoria de Darwin que repercutiu nos mais diversos campos científicos, orientando-os, desde a segunda metade do século XIX e no século XX. Particularmente, preocupa-se em retratar como o Brasil viveu o debate em torno do tema, apesar das controvérsias que estimularam a discussão nos meios intelectuais. A partir das controvérsias e das discussões do darwinismo, os trabalhos desta coletânea tentam abordar qual a contribuição da teoria darwinista para a criação de argumentos ideológicos nos mais diversos campos do saber, sendo muito comum a confusão entre darwinismo e evolucionismo, o que minimizou a oposição a Darwin, levando a classificar opositores da teoria da seleção das espécies, de darwinistas”.

Catálogo de plantas e fungos do Brasil – Vol. 2

Release do livro: “Parabenizo a todos os botânicos que contribuíram para completar o presente catálogo. O Brasil é o país que provavelmente possui a maior flora do mundo, portanto, a produção de uma lista completa dessa flora é uma extensa tarefa. Os coordenadores mobilizaram uma grande equipe de pessoas para compilar a lista, e é ótimo ver que este projeto, diferentemente do que se observa em outros países, foi coordenado no Brasil. Isto demonstra o alto nível e a capacidade da comunidade botânica brasileira que se desenvolveu rapidamente nas últimas décadas. Este catálogo, por ter sido preparado na sua maioria por especialistas dos grupos estudados, mostra quais espécies são correntemente aceitas pelos botânicos envolvidos. As espécies foram padronizadas por meio da citação de materiais-voucher, a maioria dos quais foi coletada por brasileiros e está alojada em herbários do Brasil. A informação a respeito da distribuição geográfica de cada espécie será extremamente útil para fins de conservação, e é
interessante notar o número expressivo de espécies endêmicas do Brasil. Este catálogo certamente será utilizado por estudantes de diversas áreas envolvendo botânica, ecologia e outras, e tenho certeza de que a sua existência estimulará futuras pesquisas a respeito de plantas brasileiras e que a sua versão online
o manterá atualizado. O desafio agora é conservar os muitos ecossistemas diferentes nos quais estas espécies ocorrem, para manter a diversidade botânica do país.” (trecho retirado do Prefácio do livro),

Literatura

Os sertões

Release do livro: ” Intentamos esboçar, palidamente embora, ante o olhar de futuros historiadores, os traços atuais mais expressivos das sub-raças sertanejas do Brasil”.

História

1984: a distopia do indivíduo sob controle

Release do livro: “Ao longo dos séculos, a ânsia por reestruturar os núcleos sociais tangenciou, muitas vezes, os limites do sonho e do pesadelo. A literatura, ao mesmo tempo testemunha e agente dessas inspirações, figurou espaços utópicos que, de forma ambígua, se revelavam transformadores e normalizadores. Dentre essas produções, destaca-se o romance anitutópico ou distópico 1984, de George Orwell, que desnuda os perigos que cercam o idealismo homogeneizador das utopias políticas. Tendo o universo ficcional do “Big Brother” como objeto de análise, a obra discute a recorrência histórica do utopismo no pensamento humano em geral e na literatura orwelliana em particular. Por meio dessa discussão, busca-se lançar luz sobre os eventos e os processos socioculturais que fomentaram o “medo da utopia” na modernidade tardia”.

Para conferir todos os livros disponíveis, clique aqui.

Esses foram alguns que eu achei e acredito que possam ser bastante interessantes. Porém, deixo o convite para quem achar outros livros legais ou souber outras fontes interessantes, deixar aqui nos comentários também, a fim de torná-los um bom espaço para democratização do conhecimento. 🙂