SPOILERS! Nanotecnologia no Brasil

Saiba mais sobre hábitos de leitura no Brasil.

A nanotecnologia como promotora de qualidade de vida no Brasil do século XXI

De acordo com o Dicionário Michaelis Online, nanotecnologia é o “Conjunto de técnicas fundamentadas nas ciências (física, química, biologia, medicina, engenharia de materiais, computação etc.) que visam entender a capacidade humana de manipular a matéria até os limites dos átomos e das moléculas. O objetivo da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir do átomo.” Ou seja, a nanotecnologia visa, através da manipulação dos átomos, a criação de novas soluções para as diferentes áreas da ciência. Diante disso, nosso papel é entender de que forma a nanotecnologia é capaz de ajudar a promover maior qualidade de vida para os brasileiros.

Surgimento da Nanotecnologia

O ano era 1959, o mês dezembro e o personagem principal Richard Feynman, um dos físicos mais importantes na época. Além de ótimo físico era também reconhecido como bom palestrante, e, assim o sendo foi convidado para proferir uma palestra no encontro da Sociedade Americana de Física. A palestra intitulada “There is plenty of room down there – an invitation for a new field of Physics” (“Há muito mais quarto lá embaixo – um convite para uma nova área da física” – tradução literal) acabou tendo repercussões inesperadas e foi reproduzida em diversas línguas. De acordo com alguns materiais a fala do cientista foi tida como a primeira palestra sobre tecnologia e engenharia em escala atômica, para a época algo totalmente fora da imaginação comum, mesmo para os outros estudiosos da época. Richard Feynman era claramente um visionário.

Alguns meios e pesquisadores consideram a palestra como o início da nanotecnologia. Porém, no artigo “Nanotecnologia: uma história um pouco diferente”, o pesquisador Peter Schulz (Unicamp) cita o uso de nanopartículas na Roma antiga. Na época os romanos utilizavam nanopartículas de ouro e prata para dar características especiais a vidros. Entretanto, o termo “nanotecnologia” foi originado apenas em 1974, pelo pesquisador Norio Taniguchi (1912 – 1999).

Fonte: “Há mais história lá embaixo – um convite para rever uma palestra” (artigo), do pesquisador Peter A. Schulz e “Nanotecnologia: uma história um pouco diferente” (Ciência Hoje).

Produtos que utilizam a nanotecnologia

Band-Aid, bebedouro e até bola de tênis. Você sabia que todos esses materiais utilizam nanotecnologia? O Band-Aid possui uma nanocamada de prata para ajudar a aumentar a área de contato com a pele; o bebedouro criado pela empresa “Nanox Tecnologia”, por sua vez, possui um nanocomposto de sulfato para ajudar a exterminar micróbios; e a bola de tênis “quica” mais por causa da nanotecnologia, uma vez que a fabricante “Wilson” resolveu blindar o núcleo das bolinhas com um material feito de nanoargila, dessa forma o ar fica preso por mais tempo dentro da bolinha.

Fonte: Tecmundo.

Nanotecnologia no Brasil

Assim como ocorre em outros países a nanotecnologia vem sendo cada vez mais utilizada no Brasil. Tanto por indústrias na produção de materiais mais adequados às suas necessidades, quanto por pesquisadores. A fim de incentivar a pesquisa nessa área, em outubro de 2018, o governo criou um plano nacional de desenvolvimento da nanotecnologia no país.

No campo da ciência duas iniciativas chamam a atenção, ambas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A primeira delas, no campo da biologia, visa combater fungos e bactérias resistentes à remédios tradicionais. Os cientistas desenvolveram um nanofármaco que ataca apenas os corpos estranhos. As partículas utilizadas são mil vezes menores que um fio de cabelo e utilizam uma camada de antibiótico. A segunda iniciativa, por sua vez, faz o uso de nanotecnologia ao desenvolver um método que utiliza nanopartículas para atrair vírus e impedir que eles façam ligações com as células do organismo.

Fonte: CanalTech.

Citações

A realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a natureza não pode ser enganada.

Richard Feynman | Físico norte-americano, responsável pela primeira palestra a citar conceitos da nanotecnologia
Frase original: “For a successful technology, reality must take precedence over public relations, for nature cannot be fooled.”, em Rogers Commission Report (1986).
Verificado através do site WikiQuote.

A ciência é feita de erros, mas é bom cometer erros, pois, gradualmente, eles nos levam à verdade.

Julio Verne | Escritor francês
Frase original: “La science, mon garçon, est faite d’erreurs, mais d’erreurs qu’il est bon de commettre, car elles mènent peu à peu à la vérité“, em “Preparations for a voyage of discovery”, cap. XXXI.
Verificado através do site WikiQuote.

Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos.

Albert Einstein | Físico alemão
Apareceu em “Revista Galileu nº 161“, verificado através do site WikiQuote.

Outros materiais

Taça de 1.600 anos que muda de cor já usava princípios de nanotecnologia
Conhecer um pouco mais do artigo que os Romanos criaram e que já fazia o uso de nanotecnologia, mesmo tendo sido criado há mais de 1600 anos atrás.

9 objetos cotidianos que usam nanotecnologia
Conheço alguns objetos que você usa com frequência e que utilizam nanotecnologia.