A simplificação na resolução de problemas matemáticos

O maior problema quando se trata não apenas de matemática mas também de qualquer outro problema é sua complexidade. Por isso que uma das primeiras coisas que você deve fazer quando está resolvendo uma expressão matemática é simplificar a mesma, para reduzir ao máximo o trabalho que você terá para realizar seu cálculo. Por vezes, inclusive, a expressão já será resolvida pela própria simplificação da mesma (como em expressões de 1º grau), mas às vezes pode ser que você precise aplicar uma fórmula específica no cálculo, como a Bháskara para expressões de 2º grau.

Observe o seguinte cálculo:

Esse cálculo realmente parece complexo se você tentar ver o problema como um todo, mas, se você ver bem, existem coisas que podemos alterar ali para que fique mais legível a fórmula:

Começamos então riscando o 2x de ambos os lados, que se anulam (já que você passaria o 2x para a esquerda, invertendo seu valor e somando-o a sua contraparte).

Deixando como resultado a seguinte fórmula:

E fazemos o mesmo com a parte constante da fórmula. Comece passando o -5 para a esquerda, invertendo seu sinal:

Se realiza os cálculos necessários:

E agora se passa o 40 para a direita:

E agora você tem uma equação muito mais simples para se resolver que a equação original. O objetivo de se simplificar é justamente poder ver um problema de uma forma mais simples de se compreender, ao invés de ver o problema de sua forma original. É uma atividade praticamente natural quando se começa a avançar em matemática ou física, mas muitas vezes esquecido quando se começa a estudar matemática.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários 😊😊