A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O abandono de idosos em questão no Brasil“, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Pesquisa do IBGE aponta que idosos são os mais afetados pela depressão
23 Fev. 2021 | Fonte: Viva Bem
Apesar de associada aos jovens, são os idosos que lideram o ranking dos mais afetados pela depressão. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade. Ao redor do mundo, o transtorno afeta, em média, 264 milhões de pessoas de todas as idades.
[…]
Clique aqui para ler a matéria completa
Cresce número de denúncias de violência contra o idoso durante a pandemia da Covid-19
20 Fev. 2021 | Fonte: Jornal Opção
Os casos de violência contra a pessoa idosa na capital aumentaram cerca de 20% comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa Idosa de Goiânia (DEAI), Alexandre Alvim, devido pandemia da Covid-19 a maioria dos idosos estão expostos a um maior período de convivência com o agressor, que normalmente são os familiares. E isso tem repercutido no aumento do número de casos.
Alexandre Alvim disse que no início da pandemia o número médio de denúncias caíram. O delegado revela que anteriormente a DEAI recebia uma média de 100 denúncias por mês, os números caíram nos dois primeiros meses de isolamento social para 25 em abril e 46 em maio, de 2020.
[…]
Clique aqui para ler a matéria completa
Maus tratos: idoso é encontrado em situação de abandono
04 Fev. 2021 | Fonte: Primeiro Impacto
Um idoso de 65 anos foi encontrado em situação de abandono em uma casa na cidade de Valinhos (SP). O homem estava completamente nu e passava os dias em uma cama.
A polícia foi ao local depois de receber uma denúncia de maus-tratos. Uma das irmãs do idoso, de 64 anos, mora na residência e foi encaminhada a uma delegacia para prestar depoimento. Os dois ocupam um cômodo que delimita os espaços: um estrado de cama faz a divisão e, no lado da irmã, as condições são melhores.
O idoso estava nu, deitado em um colchão sujo e sem roupa de cama, e um cachorro deitado ao lado. O odor de urina, devido às necessidades do cão, e de tabaco, também foram notados pelos policiais que foram ao local.
[…]