A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Alienação parental: os perigos da guarda compartilhada na formação da criança no Brasil do século XXI“, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto 1
Alienação parental: saiba o que pode levar à perda da guarda de crianças e adolescentes
25 abr.2020 | Fonte: G1
Provocada pelo pai, pela mãe ou por outro parente de crianças ou adolescentes, a alienação parental pode comprometer o relacionamento entre filhos e genitores. Segundo a advogada Ana Vasconcelos Negrelli, a situação pode chegar à Justiça e levar à perda da guarda dos filhos.
“A alienação é quando um dos genitores da criança ou do adolescente desqualifica o outro genitor perante os filhos, dificultando contato por telefone ou visitas”, explica a advogada.
Casos de omissão de eventos escolares e de questões de saúde são alguns exemplos, assim como a mudança de residência sem comunicação prévia sobre o novo endereço. Situações mais graves também são comuns.
[…]
Clique aqui para ler a matéria completa
Texto 2
Texto 3
Lei da alienação parental faz 10 anos e pode ser alterada no Congresso
15 Mar.2020 | Fonte: Folha de S. Paulo
A lei da alienação parental completa uma década neste ano em meio a embates entre críticos e defensores da medida e movimentações no Congresso para alterá-la ou revogá-la.
A alienação é definida na legislação como interferência na formação psicológica da criança ou adolescente por um dos pais ou outro responsável contra um dos genitores.
Dificultar o contato com o filho, omitir informações, mudar para um local distante para dificultar a convivência e apresentar falsa denúncia contra o pai são alguns exemplos de atos de alienação. As penalidades vão de advertência ao compartilhamento da guarda ou a sua inversão.
[…]