A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O fomento da automedicação pela mídia brasileira“, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Medicamentos sem eficácia contra a Covid se tornam problema adicional para médicos
05 Fev. 2021 | Fonte: G1
O laboratório Merck Sharp & Dohme, que fabrica o medicamento ivermectina, divulgou uma nota em que declara que não existe base científica que indique efeitos terapêuticos desse medicamento contra a Covid em estudos pré-clínicos- ou seja: testes com cobaias, como camundongos, por exemplo.
O laboratório declarou, também, que não existe evidência significativa de eficácia clínica em pessoas que contraíram o coronavírus. A ivermectina é indicada para o combate de verminoses – piolho também.
[…]
Clique aqui para ler a matéria completa
O mau hábito da automedicação surge cedo, em plena adolescência
05 Fev. 2020 | Fonte: Blog do Maurício de Souza Lima
Um artigo publicado recentemente na Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde fala sobre o uso indiscriminado de medicamentos por estudantes da Faculdade JK, no Distrito Federal, e da Universidade de Brasília. A prática é frequente e tem consequências variadas, de gastrite a problemas mais sérios. Mas, cá entre nós, acho que o resultado seria semelhante em qualquer estabelecimento de ensino do país: os jovens fazem uso rotineiro de medicamentos que consideram simples ou inofensivos, como anti-inflamatórios não esteroides para controlar dores, sem ouvir o seu médico. Ibuprofeno e dipirona foram os mais citados no estudo realizado com os estudantes de Brasília. Quase 23% deles faziam uso de uma dessas medicações semanalmente
[…]