Como é feita a correção da redação do ENEM?

A correção das redações do Enem é feita com um modelo padronizado de critérios. Ou seja, tirar a nota máxima não é sorte, é técnica em fazer um texto que se enquadre no que é pedido. Lembre-se que um bom texto é aquele que cumpre a sua função e, no momento, a ideia é que ele se encaixe nessas 5 competências.

Competência 1Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Cada um desses critérios é avaliado de 0 a 200 pontos, em 6 níveis diferentes de adequação. Ou seja: o aluno pode tirar 200, 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos. Cada um desses níveis tem características pré-definidas para evitar que as opiniões pessoais do examinador interfiram na nota do estudante.

Competência 1

Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa

Na prática: escrever dentro a norma padrão escrita da língua portuguesa (ex.: grafia correta, pontuação, palavras que digam exatamente o que você pretender transmitir,…).

200 pontosDemonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
160 pontosDemonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
120 pontosDemonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
80 pontosDemonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
40 pontosDemonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
0 pontosDemonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

Na prática: o texto deverá estar de acordo com o que o tema apresentado pelo Enem (não tangenciar), ser um texto dissertativo-argumentativo e a abordagem feita de forma concreta, com um bom repertório sociocultural (domínio de outras áreas).

200 pontosDesenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
160 pontosDesenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
120 pontosDesenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
80 pontosDesenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
40 pontosApresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
0 pontosFuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos a redação recebe nota 0 (zero) e é anulada.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Na prática: seu texto deverá ser entendido enquanto um conjunto de informações interligadas. É preciso um projeto de texto – argumentos na introdução que são retomados no desenvolvimento, por exemplo – e marca de autoria – visão crítica sobre o assunto. Aspectos macro (introdução, desenvolvimento e conclusão) e micro estruturais (organização dos argumentos dentro do parágrafo).

200 pontosApresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
160 pontosApresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
120 pontosApresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
80 pontosApresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
40 pontosApresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
0 pontosApresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Na prática: a redação deverá apresentar uso correto dos conectivos entre as frases e ligações coerentes entre parágrafos e ideias. Além disso, é preciso cuidar com a repetição de palavras e uso correto dos conectores. O ideal é que todos os inícios de frase possuam um conector.

200 pontosArticula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160 pontosArticula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
120 pontosArticula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
80 pontosArticula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
40 pontosArticula as partes do texto de forma precária.
0 pontosNão articula as informações.

Competência 5

Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

Na prática: a proposta de intervenção deve conter todos os itens necessários e pedidos pelo INEP, sendo eles: agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade (quem, o quê, como + detalhamento e para quê).

Cada um desses elementos pontua com 40 pontos dentro da proposta de intervenção: agente (órgão/instância responsável por cuidar do que será proposto. Podem ser usados: Governo, Ong, Mídia, Família, Escola…), ação, meio/modo (o que será usado para realizar a ação), detalhamento e finalidade, somando os 200 pontos necessários para a mesma. E também é válido lembrar que: ferir os direitos humanos é passível de erro da conclusão.

200 pontosElabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
160 pontosElabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
120 pontosElabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
80 pontosElabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
40 pontosApresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
0 pontosNão apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

Atenção!

É preciso estar muito atento aos pontos que podem zerar a sua redação. São eles:

  • Fuga do tema;
  • Fuga do gênero textual;
  • Menos de 7 linhas;
  • Cópia da coletânea;
  • Trechos desconexos no meio do texto;
  • Letra ilegível;
  • Folha-resposta em branco.

Site para auxiliar na correção gramatical