A correção das redações do Enem é feita com um modelo padronizado de critérios. Ou seja, tirar a nota máxima não é sorte, é técnica em fazer um texto que se enquadre no que é pedido. Lembre-se que um bom texto é aquele que cumpre a sua função e, no momento, a ideia é que ele se encaixe nessas 5 competências.
Competência 1 | Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. |
Competência 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
Competência 5 | Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. |
Cada um desses critérios é avaliado de 0 a 200 pontos, em 6 níveis diferentes de adequação. Ou seja: o aluno pode tirar 200, 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos. Cada um desses níveis tem características pré-definidas para evitar que as opiniões pessoais do examinador interfiram na nota do estudante.
Competência 1
Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa
Na prática: escrever dentro a norma padrão escrita da língua portuguesa (ex.: grafia correta, pontuação, palavras que digam exatamente o que você pretender transmitir,…).
200 pontos | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. |
160 pontos | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
120 pontos | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
80 pontos | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
40 pontos | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
0 pontos | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Na prática: o texto deverá estar de acordo com o que o tema apresentado pelo Enem (não tangenciar), ser um texto dissertativo-argumentativo e a abordagem feita de forma concreta, com um bom repertório sociocultural (domínio de outras áreas).
200 pontos | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
160 pontos | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
120 pontos | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
80 pontos | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
40 pontos | Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
0 pontos | Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos a redação recebe nota 0 (zero) e é anulada. |
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Na prática: seu texto deverá ser entendido enquanto um conjunto de informações interligadas. É preciso um projeto de texto – argumentos na introdução que são retomados no desenvolvimento, por exemplo – e marca de autoria – visão crítica sobre o assunto. Aspectos macro (introdução, desenvolvimento e conclusão) e micro estruturais (organização dos argumentos dentro do parágrafo).
200 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
160 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
120 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
80 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
40 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
0 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Na prática: a redação deverá apresentar uso correto dos conectivos entre as frases e ligações coerentes entre parágrafos e ideias. Além disso, é preciso cuidar com a repetição de palavras e uso correto dos conectores. O ideal é que todos os inícios de frase possuam um conector.
200 pontos | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
160 pontos | Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
120 pontos | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
80 pontos | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
40 pontos | Articula as partes do texto de forma precária. |
0 pontos | Não articula as informações. |
Competência 5
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
Na prática: a proposta de intervenção deve conter todos os itens necessários e pedidos pelo INEP, sendo eles: agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade (quem, o quê, como + detalhamento e para quê).
Cada um desses elementos pontua com 40 pontos dentro da proposta de intervenção: agente (órgão/instância responsável por cuidar do que será proposto. Podem ser usados: Governo, Ong, Mídia, Família, Escola…), ação, meio/modo (o que será usado para realizar a ação), detalhamento e finalidade, somando os 200 pontos necessários para a mesma. E também é válido lembrar que: ferir os direitos humanos é passível de erro da conclusão.
200 pontos | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
160 pontos | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
120 pontos | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
80 pontos | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
40 pontos | Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
0 pontos | Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
Atenção!
É preciso estar muito atento aos pontos que podem zerar a sua redação. São eles:
- Fuga do tema;
- Fuga do gênero textual;
- Menos de 7 linhas;
- Cópia da coletânea;
- Trechos desconexos no meio do texto;
- Letra ilegível;
- Folha-resposta em branco.