Desaparecimento no Brasil: onde estão os 200 mil desaparecidos?

Você sabe quantas pessoas desaparecem por dia no Brasil? De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública cerca de 8 pessoas desaparecem por hora no país, em média, 190 por dia. Como consequência disso, o acumulado dos anos acaba apresentando número impressionantes – e assustadores: entre 2007 e 2016 foram registrados 693.076 desaparecimentos no Brasil.1

Leis sobre Desaparecidos no Brasil

A Constituição brasileira possui algumas leis e artigos que abordam a questão dos desaparecidos no país. A fim de abordar essa temática do ponto de vista de legislação, a seguir serão apresentadas os principais pontos da constituição relacionados à temática.

Lei dos Desaparecidos Políticos (Lei n. 9.140)

Instaurada em 04 de dezembro de 1995 a Lei n. 9140 é também conhecida como a Lei dos Desaparecidos Políticos. De acordo com essa lei, pessoas que foram tidas como desaparecidas políticas durante alguns anos que precederam e nos quais também ocorreu a ditadura militar são dadas como mortas. De acordo com o resumo dessa lei ela

Reconhece como mortas pessoas desaparecidas em razão de participação, ou acusação de participação, em atividades políticas, no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979, e dá outras providências.

Lei nº 9.140, de 04 de dezembro de 1995.2

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069, art. 208, parágrago 2º)

Um dos pontos muito importantes referentes ao desaparecimento de crianças e adolescentes é tratado no Artigo 208, parágrafo 2º da Lei n. 8.069 do Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com esse trecho de lei assim que um desaparecimento nessas faixas etárias for reportado às autoridades a investigação do caso começará logo em seguida.

§ 2o A investigação do desaparecimento de crianças ou adolescentes será realizada imediatamente após notificação aos órgãos competentes, que deverão comunicar o fato aos portos, aeroportos, Polícia Rodoviária e companhias de transporte interestaduais e internacionais, fornecendo-lhes todos os dados necessários à identificação do desaparecido. (Incluído pela Lei nº 11.259, de 2005)

Parágrafo 2 Artigo 208 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990.3

Lei dos Desaparecidos (Lei n. 13.812)

Esta Lei possui como intuito instituir diretrizes para a busca de desaparecidos no Brasil. A mesma entrou em vigor no dia 16 de março de 2019, embora, com veto no artigo 18. Em resumo, a Lei n. 13.812

Institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Lei n. 13.812, de 16 de março de 2019.4

Números, dados e onde estão os desaparecidos?

Mas, afinal, quantas pessoas que desapareceram são encontradas? Difícil dizer.

Um dos maiores problemas nacionais relacionados aos desaparecimentos é justamente a falta de dados certeiros. Não se sabe ao certo o número de pessoas desaparecidas. Apesar de o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentar 662 mil registros de desaparecidos entre 2008 e 2017, nós sabemos que muitas pessoas retornam, mas, ao mesmo tempo, vários boletins não são registrados por famílias que possuem medo de máfias e similares.

A mesma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou que cerca de 7 de cada 10 pessoas desaparecidas retornaram para casa ou foram encontradas. Entretanto, mesmo com esse dado, a pergunta que fica é a seguinte: onde estão os outros 30%? Onde estão os outros quase 200 mil desaparecidos?5

Histórias de desaparecidos

Um dos maiores problemas dos desaparecimentos no Brasil não é o fato de os número serem assustadores, mas, principalmente, enxergarmos os desaparecimentos como números. Cada uma dessas 8 pessoas que desaparecem por hora no Brasil carregam com elas uma história e, muito frequentemente, uma marca para suas famílias, que nem sempre voltam a vê-las.

O site Agência Brasil apresenta algumas dessas histórias e relatos. A seguir irei reproduzir um desses relatos a fim de trazer a consciência para a situação. Afinal, não são apenas números, são pessoas, famílias e histórias.

O administrador Jonis Gonçalves Martins, 45 anos, morador de Vila Maria na zona norte de São Paulo, recorda-se do último dia que viu a mãe, a dona de casa Sueli de Oliveira, que despareceu. “Era um sábado à tarde. Eu estava descansando após o almoço, e percebi que ela foi três vezes ao lado da minha cama e ficou me olhando sem falar nada. Acabei pegando no sono e quando levantei, já era no final da tarde, e ela não estava mais em casa”. Sueli de Oliveira tinha 67 anos e está desaparecida há mais de três anos (desde 30 de janeiro de 2016).

“A cada jantar que você faz, vem ela no pensamento. A cada passeio, a cada frio, a cada calor, a cada sorriso, a cada conquista sempre tem um pouco [dela] presente. A cada rosto ou gesto parecido, ela vem à cabeça”, conta Jonis Martins. 

Agência Brasil, Mais de 82 mil pessoas desapareceram no último ano, mostra anuário.6

Outro relato bastante triste que apresenta a falta de preparo do Brasil em relação à esses casos foi exposto no site da BBC.

Leonardo da Cruz buscava por seu filho há quase dois anos. O rapaz de 39 anos tinha esquizofrenia e um dia ele simplesmente saiu de casa e nunca mais voltou. Quase dois anos depois a família encontrou o paradeiro: o rapaz havia sido enterrado como indigente. O relato do pai não poderia ser mais triste: “Meu filho foi enterrado e só me avisaram 2 anos depois”.

“Esquadrinhamos Mauá, toda a capital e cinco cidades vizinhas. Saíamos de manhã e voltávamos no fim da tarde. Quase não comíamos. Eu emagreci 13,5 kg”, diz. “De noite, eu dormia com a porta de casa destrancada, para o caso de ele aparecer”.

Leonardo da Cruz em entrevista à BBC. 7

Citações

É mais sábio descobrir do que supor.

Mark Twain, escritor norte-americano | Frase original: “It Is Wiser To Find Out Than To Suppose”8

O segredo de estar na frente é começar.

Agatha Christie, escritora britânica | Frase original: “The Secret of Getting Ahead Is Getting Started.”9

Fontes e referências

  1. Câmara dos Deputados | Oito pessoas desaparecem, por hora, no Brasil
  2. Lei n. 9.140, de 04 de dezembro de 1995.
  3. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n. 8.069, Artigo 208, parágrafo 2º.
  4. Lei n. 13.812, de 16 de março de 2019.
  5. BBC Brasil | ‘Meu filho foi enterrado e só me avisaram 2 anos depois’: como Brasil prolonga sofrimento de famílias de desaparecidos.
  6. Agência Brasil | Mais de 82 mil pessoas desapareceram no último ano, mostra anuário.
  7. BBC Brasil | ‘Meu filho foi enterrado e só me avisaram 2 anos depois’: como Brasil prolonga sofrimento de famílias de desaparecidos.
  8. Verificado através do site Quote Investigator.
  9. Verificado através do site Quote Investigator.