Desigualdade social: conceito, tipos e causas | Resumo + Repertório redação

Você sabe o que são exclusão e desigualdade social? Quais os tipos, causas e muito mais? Confira agora!

Desde a formação da sociedade brasileira, relações de desigualdade social e exclusão eram estabelecidas no território que em alguns anos viria a se tornar o país que, hoje, conhecemos como Brasil.

Mas afinal, você sabe o que realmente significa o termo “exclusão social”? Como se deram essas relações e se hoje elas foram abolidas como a escravidão? Continue lendo para saber mais!

O que é a Exclusão Social?

Geralmente, ouvimos falar sobre esse assunto de maneira genérica. No entanto, o termo significa:

Distanciamento de uma pessoa ou grupo que esteja em situação desfavorável ou vulnerável em relação aos demais indivíduos e grupos da sociedade.

Além disso, outra forma de exclusão social é a limitação de uma pessoa ou grupo de pessoas de todas as esferas da vida em sociedade. Por isso, é um assunto delicado e que precisa ser discutido a fim de estabelecer os princípios da vida, bastante debatido nos últimos séculos, em sociedade na prática.1

Tipos de desigualdade social

A desigualdade social pode ser dividida em quatro tipos.

Desigualdade Econômica

Quando há disparidade na distribuição de renda. Por exemplo, algumas pessoas possuem muito mais dinheiro e outras nada, ou quase nada.

Desigualdade Racial

Preconceitos em geral devido a diferenças de raça. Por exemplo, negros, albinos, latinos, amarelo, pardo, entre outros. Qualquer tipo de diferença criada pelo simples fato de a outra pessoa ser de uma raça diferente da sua.

Desigualdade Regional

Entre diferentes regiões, podendo ser países, estados, cidades,…

No Brasil há bastante diferenças entre Norte e Sul. Esses fatores podem ajudar a criar problemas relacionados a desigualdades regionais. Por exemplo, até em fatores simples, como saneamento básico é possível perceber esta disparidade.

Desigualdade de Gênero

Ocorre quando há diferenças por uma pessoa pertencer a um gênero ou outro. Lembrando que, neste caso, podem também ser consideradas pessoas que se identificam com os mais diversos tipos de gênero existentes e não apenas “homem” e “mulher”.2

Causas da desigualdade social

Quando olhamos em especial para o Brasil e sua história, as principais causas da desigualdade social são:

  • Má distribuição de renda: algumas pessoas são extremamente ricas, outras extremamente pobres;
  • Acesso deficitário à educação de qualidade: apesar de o acesso à educação estar previsto em lei, nem todos têm acesso ao mesmo nível de ensino;
  • Má administração dos recursos públicos: nem sempre vemos o retorno dos impostos pagos, por exemplo;
  • Falta de acesso a serviços básicos: muitas pessoas não têm acesso a itens fundamentais como água e tratamento de esgoto, por exemplo.3

Índice Gini

O Índice Gini é um indicador que mede a desigualdade de renda em um determinado país ou região. Este índice varia de 0 a 1 (ou 0 a 100) e representa a diferença entre as rendas mais altas e as mais baixas:

  • Valores próximos de 1 indicam maior desigualdade;
  • Valores próximos de 0 indicam menor desigualdade.

Ou seja, quanto maior, maior também a desigualdade.

No Brasil o índice Gini é gerado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), gerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com dados desse índice, em 2021, o índice por regiões era o seguinte:

Região do BrasilÍndice
Norte0,481
Nordeste0,521
Sudeste0,499
Sul0,433
Centro-Oeste0,481

Ou seja, o índice demonstra que o Nordeste era a região com mais índice de desigualdade, seguida pela região Sudeste.[enf_note]Sidra – IBGE. Índice Gini 2021.[/efn_note] 4

Repertório sociocultural

Filmes

Intocáveis (2011)

Aqui, temos racismo, imigração, subemprego e diferença de classes. Tudo em uma salada louca e poética sobre a desigualdade social e a igualdade que devemos ter. Além disso, também há um senhor tetraplégico para mostrar como a deficiência, independente da classe social, se torna um fator impulsionador da desigualdade social.

Parasita (2019)

O filme foi o vencedor do Oscar de 2020, como melhor filme estrangeiro. A trama, que aborda a ascensão social da família Ki-Taek, através de vários golpes dados no clã dos Park, mostra a luta de classes de uma maneira brutal.

Faça a coisa certa (1989)

O filme trata a desigualdade social e racial de uma forma única. Ele passa no Bronx (Nova York). O conflito da trama se dá em uma pizzaria de descendentes italianos.

Saneamento básico, o filme (2007)

O sarcasmo e a comédia presentes no filme também ajudam a entender os problemas sociais cotidianos. Assim, o filme brasileiro trata da má distribuição dos recursos públicos, sobretudo aos mais vulneráveis.

Trash – A Esperança Vem do Lixo

Gardo e Raphael vivem em um lixão e sempre buscam algo valioso entre os restos despejados no local. Um dia, Raphael encontra uma carteira com uma boa quantia em dinheiro e a divide com o amigo. Entretanto, logo surge o policial Frederico, que está justamente procurando a tal carteira a mando de um candidato a prefeito.

História

Formação da sociedade brasileira à partir do século XIV e seu histórico colonial, calcada numa relação de dominantes (portugueses) e dominados (negros africanos e indígenas) e que repercute nas relações de desigualdades sociais, culturais e econômicas presentes até o presente momento no Brasil.

Livros

Os Miseráveis (1862)

No livro, a desigualdade social devido à falta de assistência aparece de forma explícita no início da narrativa. Acompanhamos a vida do presidiário Jean Valjean, que é preso por, literalmente, roubar um pedaço de pão para alimentar os seus sobrinhos.

As Vinhas da Ira (1929)

Desigualdade social já nos pega de cara nas primeiras páginas da obra, quando Tom Joad está voltando da prisão em busca de sua família. Nela, ele olha como tudo está mais desigual e pobre do que quando foi preso.

A Banalização da Injustiça Social

Este livro tem como questão central as “motivações subjetivas da dominação”: por que uns consentem em padecer sofrimento, enquanto outros consentem em infligir tal sofrimento.

Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa

O livro apresenta os circuitos que conectam a “perfeita fábrica” de desigualdades na qual vivemos nos dias atuais.

Uma breve história da igualdade

Este livro nos lembra de que uma extensa análise da história oferece razões para sermos otimistas. Afinal, ao longo dos séculos temos caminhado rumo a uma maior igualdade na sociedade.

Raízes das desigualdades regionais no Brasil

O autor retorna ao tema das desigualdades regionais, já estudado por ele em sua obra de 2011, Desigualdades Regionais no Brasil, onde traz para essa nova interpretação mais conhecimento e reflexão sobre a história econômica do Brasil e sobre o desenvolvimento econômico.

Citações sobre Desigualdade Social

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Art. 5° da Constituição Federativa de 1988.5

Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Art. 3° da Constituição Federal de 1988.6

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.

Darcy Ribeiro, político e escritor brasileiro.7

Somos todos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.

George Orwell, escritor inglês no livro “A revolução dos bichos”.8

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Art. 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.9

Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Art. 2.1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.10

Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Art. 2.2 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.11

Fontes e referências

  1. Significados – O que é a exclusão social e como acontece no Brasil
  2. OXFAM Brasil – Entenda as causas da desigualdade social e como afeta a população
  3. OXFAM Brasil – Entenda as causas da desigualdade social e como afeta a população
  4. Politize! Índice de Gini: um indicador da desigualdade
  5. Verificado através da Constituição Federal de 1988.
  6. Verificado através da Constituição Federal de 1988.
  7. Trecho retirado de uma de suas colunas para a Folha de São Paulo entre 1995 e 1997. Verificado através de Estratégia Vestibulares.
  8. Verificado através de Estratégia Vestibulares.
  9. Verificado através da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  10. Verificado através da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  11. Verificado através da Declaração Universal dos Direitos Humanos.