Economia Digital | Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os perigos da digitalização econômica“, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Digitalização e maior acessibilidade impulsionam setor de maquininhas

29 Jan. 2021 | Fonte: Folha de S. Paulo

O maior volume de compras online e a digitalização dos meios de pagamentos também têm trazido impactos na indústria de maquininhas, com novas soluções e produtos mais acessíveis para a população.

Os últimos dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) apontam que o valor total transacionado com cartões de débito, crédito e pré-pago somou R$ 1,382 trilhão de janeiro a setembro de 2020. O valor é 5,4% maior do que o registrado em igual período de 2019.

“Um dos primeiros caminhos para o crescimento do setor de maquininhas passa pela tecnologia. O produto, além de mais acessível para pessoas que, um tempo atrás, não tinham nenhum acesso a esse tipo de alternativa, também tem soluções mais tecnológicas e flexíveis”, afirmou o diretor da Rede, Rodrigo Carneiro.

[…]

Clique aqui para ler a matéria completa

O fenômeno da digitalização e a sustentabilidade

Data não informada | Fonte: eCycle

Assim como a inovação da máquina a vapor e a difusão da eletricidade mudaram a sociedade, a digitalização vem transformando a economia e a sociedade. Embora, por exemplo, a administração pública muitas vezes ainda aceite apenas documentos em papel e trabalhe com arquivos físicos, a digitalização já é parte do nosso dia a dia. As indústrias de música e mídia foram as primeiras a experimentar os efeitos da digitalização. O setor de varejo o acompanhou.

Mas qual será o impacto da digitalização no futuro? Por um lado, a tecnologia disponível, por meio da digitalização de documentos, permite reduzir o consumo de papel e de cartuchos de toners de impressoras nas empresas e nas residências. Além disso, as novas formas de configuração de trabalho, como o esquema de home-office, também impulsionadas pela ascensão de novas tecnologias, contribuem para a redução da demanda de energia nas empresas, da geração de resíduos e do consumo de água.


[…]

Clique aqui para ler a matéria completa

Clique aqui para ver a imagem

Em resposta à pandemia, 30% das empresas aceleraram a digitalização

22 Fev. 2021 | Fonte: Notícias ao minuto

A pandemia levou 30% das empresas em Portugal a acelerar os seus planos de digitalização e automação, segundo o estudo ‘Skills Revolution Reboot: os três R’s – Renovar, Requalificar, Redistribuir’, da ManpowerGroup.

O estudo revela ainda que apenas 16% dos empregadores nacionais optaram por suspender os seus projetos de digitalização, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Do ponto de vista global, 38% dos empregadores optaram por acelerar a transformação digital e 17% por adiar.

[…]

Clique aqui para ler a matéria completa.