Educação socioemocional nas escolas | Repertório Sociocultural

Você sabe o que é educação socioemocional e como isso se relaciona com a nova Base Nacional Comum Curricular? Descubra agora!

A educação pode ter diversos aspectos. Ela pode, por exemplo, ser técnica, moral ou, até mesmo, socioemocional. Mas afinal, o que é a chamada “educação socioemocional”?

O conceito-base da educação socioemocional surgiu em 1994, nos Estados Unidos. Na época, alguns pesquisadores se reuniram e criaram o chamado CASEL (Collaborative for Acadêmic, Social, and Emotional Learning), uma instituição para investigar os impactos da educação socioemocional e promover os aprendizados acadêmico, social e emocional em crianças e adolescentes. Ainda hoje a CASEL é uma das principais instituições quando o intuito é nortear a educação socioemocional em todo o mundo. 1 

De acordo com essa instituição:

Educação socioemocional é o processo pelo qual todos os jovens e adultos adquirem e aplicam conhecimentos, habilidades e atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções e alcançar objetivos pessoais e coletivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relações saudáveis e tomar decisões responsáveis e cuidadosas.

CASEL – Fundamentals of SEL. Tradução livre do Quack Redação.

Ou seja, a educação socioemocional busca não somente educar jovens e adultos de forma técnica, mas incentivá-los à reflexão, inspiração e transformação de forma empática, tanto pensando em objetivos pessoais quanto coletivos. A fim de explorar melhor este tema, neste artigo abordaremos os seguintes aspectos:

  1. Pilares da educação socioemocional
  2. Benefícios
  3. Educação socioemocional nas escolas brasileiras

Pilares da educação socioemocional

A educação socioemocional, de acordo com o que foi estabelecido pela CASEL, é pautada em 5 competências interrelacionadas. São elas:

1. Autoconsciência

Consiste em compreender as próprias emoções, pensamentos e valores. Além disso, entender de que forma isso influencia seu comportamento em diferentes contextos. Nesse sentido, estão inclusas as capacidades de a pessoa reconhecer as próprias forças e fraquezas.

2. Autogestão

Essa competência faz referência ao fato de a pessoa aprender a gerenciar as próprias emoções, pensamentos e comportamentos em diferentes momentos com o intuito de alcançar suas metas e realizar seus desejos. Espera-se que a pessoa aprenda a:

  • gerenciar o estresse;
  • gerenciar as próprias gratificações; 
  • sentir-se motivada para alcançar metas pessoais e coletivas.

3. Consciência social

Habilidade de aprender a empatizar com outras pessoas, entendendo as perspectivas dos que estão ao seu redor. Nesse sentido, é importante ressaltar que isso inclui pessoas com culturas, contextos e histórias de vidas diferentes da sua. Entre as capacidades esperadas ao desenvolver a consciência social, espera-se que a pessoa:

  • sinta compaixão pelos outros;
  • respeite normas históricas e sociais de diferentes culturas;
  • reconheça o apoio da família, escola e comunidade.

4. Habilidades de relacionamento

Habilidade de criar e manter relacionamentos saudáveis, além de conseguir entender e participar de forma efetiva em ambientes com muitos indivíduos e/ou grupos. Entre as capacidades esperadas para desenvolver relacionamentos saudáveis, espera-se que a pessoa:

  • comunique-se de forma clara;
  • escute ativamente;
  • trabalhe de forma colaborativa;
  • consiga resolver conflitos de forma construtiva;
  • ofereça ajuda quando necessário.

5. Tomada de decisão responsável

A tomada de decisões responsáveis corresponde à habilidade de a pessoa decidir de forma construtiva, tanto com relação à comportamentos pessoais quanto nas interações sociais. As duas principais características esperadas nesse sentido são:

  1. considerar os fatores éticos e de segurança ao fazer suas escolhas; e,
  2. analisar as consequências e benefícios das ações pessoais, sociais e de bem-estar de grupos.2

Benefícios

De acordo com mais de 213 pesquisas, realizadas com mais de 270 mil estudantes, os benefícios da educação socioemocional são bastante claros. Os dados mostram que estudantes que tiveram educação socioemocional com base nos 5 pilares propostos pela CASEL:

  • mostraram melhoria de 11% em sua performance comparados a alunos que não tiveram esse tipo de ensino;
  • apresentaram melhorias no comportamento;
  • conseguiram gerenciar de forma mais efetiva o estresse e depressão;
  • mostraram melhores atitudes com relação e eles mesmos, outras pessoas e a própria escola.3 

Educação socioemocional nas escolas brasileiras

Até pouco tempo a base da educação brasileira era pautada, principalmente no chamado “ensino tradicional”. Na prática, um ensino bastante focado em habilidade técnicas, como língua portuguesa, matemática, geografia e outras matérias.

Entretanto, em dezembro de 2018 foi homologada a chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com o Ministério da Educação (MEC) essa base é um documento que define as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica. 

Entre as 10 competências gerais da educação básica propostas no documento, algumas são diretamente relacionadas ao pilares apontados pela CASEL (inclusive, o próprio site da BNCC utiliza como base a CASEL para definir os pilares da educação socioemocional).4

É possível relacionar diretamente cada uma das últimas 5 competências às habilidades estipuladas pela CASEL:

Autoconsciência

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Base Nacional Comum Curricular.5

Autogestão

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Base Nacional Comum Curricular.6

Consciência social

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Base Nacional Comum Curricular.7

Habilidades de relacionamento

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 

Base Nacional Comum Curricular.8

Tomada de decisão responsável

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Base Nacional Comum Curricular.9

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Filmes e livros

  • O Pequeno Príncipe: um clássico da literatura, que traz abordagens socioemocionais e trata também da importância da construção da mesma desde a fase infantil.
  • Duas Vidas (ano 2000): do diretor Jon Turteltaub, onde o personagem principal aprende a ressignificar sua vida ao ter maior domínio da sua condição emocional.

Citações 

Na verdade, temos duas mentes — a que raciocina e a que sente.

Daniel Goleman, jornalista científico dos Estados Unidos no livro “Inteligência Emocional”.10

A arte de se relacionar é, em grande parte, a aptidão de lidar com as emoções dos outros.

Daniel Goleman, jornalista científico dos Estados Unidos no livro “Inteligência Emocional”.11

Podemos educar as nossas emoções, mas não as suprimir completamente, e os sentimentos interiores que vamos tendo são a melhor testemunha do nosso insucesso.

António Damásio, neurologista, no livro “O Erro de Descartes”.12

A emoção pela emoção é a finalidade da arte, a emoção pela ação é a finalidade da vida e dessa organização da vida a que chamamos a sociedade.

Oscar Wilde, escritor e poeta irlandês no livro “The Critic as Artist”.13

💛 Agradecemos os colaboradores deste artigo:

Fontes e referências

  1. Revista Educação – A história, os pilares e os objetivos da educação socioemocional
  2. CASEL – The case for SEL – Apresentação em PowerPoint
  3. CASEL – What Does the Research Say?
  4. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying
  5. Cartilha da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  6. Cartilha da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  7. Cartilha da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  8. Cartilha da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  9. Cartilha da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  10. Verificado através do livro original.
  11. Verificado através do livro original.
  12. Verificado através da Tese de Mestrado “Emoções e Sentimentos na Escola: uma certa dimensão do domínio afetivo.
  13. Frase original “[…] For emotion for the sake of emotion is the aim of art, and emotion for the sake of action is the aim of life, and of that practical organization of life that we call society”. Verificado através do livro original.