Proposta de redação Esportes e Inclusão Social – Enem e vestibulares 2020

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A prática esportiva como instrumento de inclusão social no Brasil“, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

O esporte como ferramenta de inclusão social

27 Mar.2020 | Fonte: R7

A história do esporte no Brasil é repleta de casos de superação. E não poderia ser diferente. Em um país onde a desigualdade é a mais acentuada no mundo, o esporte se apresenta como um mecanismo de inclusão social que ameniza as mazelas que assolam a nossa sociedade atual.

[…]

Clique aqui para ler a matéria completa

Texto 2

Clique aqui para ver a imagem

Texto 3

Surdos podem ser incluídos no programa de incentivo esportivo Bolsa-Atleta

13 Mar.2020 | Fonte: Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa o projeto de lei (PL) 570/2020, da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que inclui as modalidades esportivas para surdos no programa Bolsa-Atleta. “O objetivo é corrigir a falta de isonomia no tratamento das diversas modalidades esportivas de inclusão de pessoas com deficiência, sejam elas modalidade paralímpicas ou surdolímpicas”, explica a autora.

Atualmente, atletas surdos não participam das Paralimpíadas, disputado uma competição especial. Para Mara Gabrilli, a maior visibilidade dos Jogos Paralímpicos deve ter levado os legisladores a optar por não incluir os surdolímpicos no Bolsa-Atleta. A parlamentar explicou que o acordo entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (PC), em 2001, para que as cidades-sede dos jogos olímpicos recebam também os paralímpicos, deixou de fora os surdos.

[…]

Clique aqui para ler a matéria completa.