A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os entraves da exclusão social no Brasil do século XXI”, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Proposta
Texto 1
Fonte: A Charge
Texto 2
Minorias
Fonte: Mundo Educação****
O termo minoria refere-se, na sociologia, a grupos sociais historicamente excluídos ****do processo de garantia dos direitos básicos por questões étnicas, de origem, por questões financeiras e por questões de gênero e sexualidade. Também podem entrar no conceito pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como idosos e portadores de necessidades especiais.
Somente aqui no Brasil foram mais de 300 anos de escravidão dos negros trazidos para cá, e, mesmo após a abolição da escravatura em 1888, eles permaneceram em situação de penúria, muitos sendo libertos repentinamente, mas sem qualquer tipo de assistência, profissionalização, educação, moradia, alimentação e acesso à saúde. A população negra ainda sofreu e sofre com o racismo, o que impede qualquer efetividade de tratamento igual e de pleno acesso aos direitos básicos.
Texto 3
Fonte: Miguel Paiva
Texto 4
Grupos minoritários, grupos vulneráveis e o problema da (in)tolerância
Fonte: Cláudio Márcio do Carmo
A ideia de grupo minoritário e, por conseguinte, o conceito de minoria têm sidodebatidos e compreendidos de maneiras diferentes por pesquisadores de váriasáreas. Acselrad discute o conceito de minoria a partir de uma perspectiva iluminista, acreditando na ideia de que minoria não parece ser um termo adequado para representar os “grupos ideologicamente menos poderosos” por contrariar o ideal de união universal que o próprio Iluminismo defendia
Texto 5
Fonte: oliberal