Quando citamos a chamada “mobilidade urbana”, devemos lembrar que ela refere-se ao modo pelo qual a população se locomove dentro da cidade, ou seja, de que modo as pessoas vão de um lugar ao outro. Além disso, essa mobilidade pode também ser analisada como parte de um dos direitos constitucionais brasileiros, o de ir e vir.
Porém, com o inchaço populacional ocasionado pelo êxodo rural na década de 50, começaram a surgir diversos problemas associados à mobilidade urbana.1
A fim de aprofundar melhor a temática, neste artigo nós iremos abordar os seguintes aspectos do tema:
- O direito de ir e ver
- Transporte individual
- Transporte coletivo
- Bicicleta como meio de transporte
O direito de ir e vir
De acordo com a Constituição Federal Brasileira, para todos os brasileiros
XV – e livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;
Constituição Federal Brasileira.2
Ou seja, é possível perceber, pela análise do trecho de lei, que todos nós, brasileiros, temos não somente o direito de entrar e sair do país. Mas, também, de nos locomover internamente pelo território nacional.
Além disso, é importante ressaltar que esse direito é garantido desde que sejam “tempos de paz”. Um paralelo interessante nesse sentido é a relação com a recente guerra entre Ucrânia e Rússia, na qual cidadãos ucranianos vivem sob constantes toques de recolher com o objetivo de ajudar a assegurar a vida dos habitantes de tal país.3
Transporte Individual
Com a facilidade em financiamento e empréstimos bancários, a população passou a adotar novos hábitos, mais focados em agilidade e conforto. Nesse viés, os chamados “transportes individuais ou familiares”, como os automóveis e motocicletas são bastante práticos, pois não possuem obrigatoriedade de horários, como quando é preciso esperar ônibus ou metrôs e, ainda, podem ajudar a resolver problemas menores, como te livrar daquele vizinho chato que te levaria de carona, para o serviço/escola.
Porém, apesar das vantagens dos transportes individuais, nem sempre eles são uma boa decisão. Alguns problemas podem ser citados:
- Os horários de pico tornam-se quase intransitáveis nas grandes cidades, afinal, a população se modernizou, mas as vias públicas permaneceram praticamente as mesmas.
- A sinalização também não teve grandes avanços, gerando assim engarrafamentos quilométricos, como os que ocorrem em São Paulo, a maior cidade brasileira.
- A queima de combustíveis fósseis, como é o caso do petróleo, gera a emissão de gases tóxicos no meio ambiente dia após dia. As consequências são o aumento do efeito estufa, queima da camada de ozônio e aumento das temperaturas.
Transporte Coletivo
Outra modalidade de locomoção dentro das cidades são os chamados transportes coletivos, normalmente representados por ônibus, metrôs e similares. Normalmente, são de responsabilidade dos municípios.
Entretanto, na maioria das cidades brasileiras a manutenção desse tipo de transporte vem sendo deixada de lado. Como resultado, muitas vezes circulam nas cidades ônibus em más condições, lotados e, ainda, com a passagem relativamente cara.
Comparativamente, o transporte coletivo é normalmente mais barato que os individuais. Por exemplo, é mais barato pagar a passagem de ônibus do que comprar e manter um carro. Porém, há muitos cidadãos que utilizam essa modalidade por falta de alternativas e, diante dos mais recentes cenários de inflação nacionais, sofrem com o aumento das passagens do transporte coletivo.
Nesse cenário, há pessoas que necessitam de mais de 4 ônibus para chegar até seu destino todos os dias, devido à falta de planejamento estratégico do crescimento urbano. Graças a isso, muitas pessoas moram longe de seus empregos, escolas, unidades de saúde e outros serviços. Afinal, enquanto normalmente os grandes centros concentram boa parte das comodidades, muitas pessoas, sem condição financeira estável, são “obrigadas” a morar nas favelas, as quais costumam ficar nos limites das cidades.4
Bicicletas como meio de transporte
Se por um lado temos os transportes como carros particulares que, além de serem caros, ainda geram bastante poluição. De outro temos o transporte coletivo com os já citados problemas de lotação, demora e outros mais.
A partir disso, é fácil perceber o espaço disponível para novas modalidades de locomoção dentro das cidades. Aumentos recentes nos valores da gasolina, etanol, passagens de ônibus, trens, metrôs e tantos mais estão ajudando na adoção desses novos meios.
Nesse sentido, bicicletas e patinetes elétricos já vem sendo uma opção de locomoção para muitas pessoas. Fator esse que ganhou ainda mais tração durante a pandemia de Covid-19, na qual a população buscou meios baratos, rápidos e com a comodidade de ser individual.
Ou seja, o uso de bicicletas, por exemplo, pode trazer várias vantagens:
- Não polui o meio ambiente;
- Estimulam a prática de atividades físicas, podendo inclusive refletir em aumento da expectativa de vida, segundo especialistas;
- São individuais, ou seja, não dependem de longas esperas, por exemplo.5
Nesse sentido, o importante é só rezar para não cair chuva e esperar que as prefeituras também entendam os benefícios. Afinal, assim como é preciso infraestrutura para carros e ônibus, se quisermos aproveitar as bicicletas e patinetes de forma ainda mais proveitosa, a criação e manutenção de ciclovias com certeza será muito bem-vinda.
Repertório sociocultural
História
- Governo Juscelino Kubitschek e a indústria automobilística: durante o Governo JK houve considerável desenvolvimento econômico no Brasil, puxado, entre outros, por investimentos em transportes e energia. Esse fator colaborou para a ascensão da indústria automobilística brasileira.6
- Êxodo Rural brasileiro: a saída dos campos para as cidades, chamada de êxodo rural, ocorreu no Brasil de forma mais intensa entre 1960 e 1980, sendo o movimento dessas duas décadas responsável por 20% da urbanização brasileira. Além disso, esse movimento continuou forte até os anos 2000.7
Podcast
- Nerdcast: no episódio 637 são discutidos os problemas da mobilidade urbana e também possíveis soluções (assista ao episódio do Nerdcast sobre o tema).
Documentário
- Luto em Luta (1h10): este documentário nos convida a refletir, através do depoimento de vítimas, familiares e imagens de acidentes, sobre as tragédias que ocorrem no trânsito de São Paulo (assista ao documentário no YoutTube).
Desenhos animados
- Pateta no trânsito: neste episódio o Pateta nos leva a uma reflexão sobre quem nós somos no trânsito e ainda revela alguns dos problemas relacionados a isso nas grandes cidades (assista a saga do Pateta no trânsito).
Citações
Nós devemos ir em frente juntos.
Winston Churchill, discurso em Leeds, em 16 de maio de 1942. Tradução livre do Quack Redação.8
Fontes e referências
- 4 problemas principais de mobilidade urbana no Brasil – Summit mobilidade urbana
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, art. 5, inciso XV
- Jusbrasil – Direito de ir e vir, liberdade de locomoção
- Como moradores das periferias vivem os dilemas do transporte público na pandemia? – Agência Mural
- Pandemia faz bicicleta entrar de forma definitiva na vida dos consumidores – Consumidor Moderno
- Governo Juscelino Kubitschek (JK) | Brasil Escola
- Êxodo rural no Brasil | Mundo Educação
- Frase original: “We shall go forward together”. Verificado através da International Churchill Society.