O que são as vitaminas? Entenda como o vestibular pode cobrar.

Dentro do imenso conteúdo da biologia, uma das partes mais cobradas são àquelas referentes às vitaminas e suas funções. Para começar a entender, vitaminas são substâncias orgânicas que agem como coenzimas (moléculas orgânicas com função catalítica) ou precursores de coenzimas.

As vitaminas são alimentos reguladores: não são fontes de energia e não são de caráter estrutural, apenas auxiliam na ação enzimática. São, por sua vez, micronutrientes e necessárias em pequenas quantidades. Além disso, são essenciais, ou seja: não são produzidas no corpo e são adquiridas através da alimentação, tendo ação oxidante e auxiliando no processo de eliminação de radicais livres.

Classificação das vitaminas

As vitaminas podem ser classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis.

  • Hidrossolúveis: são todas as vitaminas do complexo B, C e E, sendo encontradas em alimentos ricos em água (verduras, frutas e vísceras, principalmente). Por serem hidrossolúveis, são mais facilmente eliminadas na urina e, portanto, são difíceis de armazenar, motivo pelo qual é mais predisposto a causar hipovitaminoses.
  • Lipossolúveis: são as vitaminas do famoso EKAD (vitaminas do complexo E, D, A e K) e são facilmente encontradas em alimentos gordurosos, ricos em óleos e gorduras. Por serem hidrossolúveis, são mais difíceis de eliminar na urina e são, portanto, mais fáceis de armazenar. Por serem mais difíceis de eliminar, são mais propensas (em excesso) a causarem hipervitaminoses.

Vitaminas hidrossolúveis e suas características

Vitaminas do complexo B: são encontradas em cereais, leveduras e miúdos de carne. Sua principal ação é auxiliar na produção de energia. Por consequência, sua hipovitaminose provoca a diminuição da produção de energia, podendo acarretar dermatites e neurites (os principais sintomas são fraqueza muscular, perda da coordenação motora e demência).

Vitamina C: também conhecido como ácido ascórbico, as principais fontes de vitamina são são as frutas cítricas, mas também podem ser encontradas com facilidade em banana, goiaba, pimentão, caju e verduras. Com principal ação antioxidante, também auxilia na absorção de ferro inorgânico (que se oxida, perdendo elétrons e sendo transformado em Fe+2 e, assim, ser absorvido), na produção de colágeno e, alguns estudos, apontam para um auxiliador no fortalecimento do sistema imune. A hipovitaminose de vitamina C pode causar escorbuto, doença na qual o principal sintoma é a hemorragia.

Vitamina P: ou bioflavonóide, são encontradas em frutas cítricas, uva e vinho. Sua principal ação consiste em antioxidante para os vasos sanguíneos e, em pouca quantidade, aumenta o risco de doenças cardiovasculares devido a fragilidade do capilar sanguíneo.

Vitaminas lipossolúveis e suas características

Vitamina A: também denominada de asceroftol ou retinol, é encontrada em leites, ovos, óleos de peixes e vegetais alaranjados (com β- caroteno). Com principal ação antioxidante para epitélios, também estimula os osteoblatos, além de atuar no ciclo visual (nos bastonetes da retina). A deficiência de vitamina A pode causar dermatite, xerodermia, má-formação óssea e/ou cegueira noturna (essa sendo uma das principais correlações feitas nas provas de vestibulares).

Vitamina D: uma das vitaminas mais faladas nos últimos tempo, necessitando de exposição solar, através dos Raios UV na pele, para conversão e ativação da mesma, também pode ser encontrada em peixes oleoginosos, gema do ovo, cogumelos e fígado (lembrando que o fígado é uma das principais fontes de obtenção de inúmeras vitaminas). Sua principal ação é promover absorção de cálcio (Ca) da dieta do intestino para o sangue e, em escassez, diminui a absorção de Ca, o que pode causar raquitismo, desvio postural e osteomalácia.

Vitamina E: também conhecida como tocoferol, é encontrada em leites, ovos, óleos de peixes, sementes, castanhas e cacau, dispõe de ação antioxidante para músculos e epitélios germinativos (dos órgãos sexuais). A hipovitaminose de vitamina E aumenta o risco de infarto do miocárdio, além de aumentar a probabilidade de esterilidade masculina e aborto.

Vitamina K: subdividida em duas classes (Vitamina K1, ou filoquinona, e Vitamina K2, ou menaquinona), é encontrada em verduras ou na microbiota intestinal. Sua principal ação é produzir proteínas de fatores da coagulação sanguínea no fígado e, por consequência, sua carência diminui a produção dos fatores da coagulação e aumenta o risco de hemorragias.

Como são cobradas em vestibulares?

(Uni-Facef/2017) O escorbuto é uma doença caracterizada pela inflamação das mucosas e da pele, hemorragias, queda da resistência às infecções, ulcerações das gengivas e queda dos dentes. Por se tratar de uma avitaminose, o escorbuto pode ser evitado pelo consumo de alimentos como:
A) ovo, morango e carne.
B) fígado, soja e limão.
C) laranja, cenoura e ovo.
D) laranja, limão e morango.
E) carne, soja e fígado.

(Enem/2014 – 2ª aplicação) O arroz-dourado é uma planta transgênica capaz de produzir quantidades significativas de betacaroteno, que é ausente na variedade branca. A presença dessa substância torna os grãos amarelados, o que justifica seu nome. A ingestão dessa variedade geneticamente modificada está relacionada à redução da incidência de:
A) fragilidade óssea
B) fraqueza muscular
C) problemas de visão
D) alterações da tireoide
E) sangramento gengival

As vitaminas são classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. As primeiras são aquelas que se dissolvem em água, enquanto as lipossolúveis dissolvem-se em lipídios e outros solventes. Dentre as vitaminas hidrossolúveis, podemos citar:
a) a vitamina C
b) a vitamina A
c) a vitamina D
d) a vitamina E
e) a vitamina K

(UNIFENAS Manhã 2019/1) Sobre as hipovitaminoses, considere:

I. Essa vitamina é de grande importância para o bom funcionamento cerebral, relaxamento do sistema nervoso e fortalecimento do músculo do coração. Quando, contudo, há carência dela no organismo desenvolve-se uma patologia conhecida como beribéri.
II. O escorbuto é uma doença atualmente rara que se manifesta através de sintomas como o sangramento fácil da gengiva ao se escovar os dentes, e de difícil cicatrização. O seu tratamento é feito com a suplementação de vitamina, indicada pelo médico ou nutricionista.
III. A deficiência dessa vitamina é bastante rara em países desenvolvidos. Níveis baixos dos hormônios da tireoide podem levar à diminuição da absorção dessa vitamina. Os sintomas da hipovitaminose são lesões nos cantos da boca, problemas de pele, excesso de células sanguíneas, perda de cabelo e de peso, problemas reprodutivos e lesões no fígado e no sistema nervoso.

As vitaminas identificadas em I, II e III são, respectivamente:
a) piridoxina, ácido ascórbico e tiamina
b)biotina, retinol e ácido pantotênico
c)tiamina, ácido ascórbico e riboflavina
d)cianocobalamina, riboflavina e nicotinamida
e)riboflavina, tocoferol e filoquinona.

Gabarito:

1 – d
2 – c
3 – a
4 – c