Proposta de redação Patrimônio histórico-cultural – Enem e vestibulares 2020

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A importância da preservação do patrimônio histórico-cultural na sociedade brasileira do século XXI“, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

Preservação do Patrimônio

Data não especificada | Fonte: Secretaria de estado da cultura

O Patrimônio Cultural deve ser valorizado por todos e sua proteção deve ser pensada para e pelos sujeitos que detém o conhecimento. A sensibilização e conscientização do por que e como preservar deve ser realizada através de políticas públicas que envolvam as comunidades e os agentes que se relacionam com os bens portadores da memória coletiva e da identidade cultural dos diversos grupos sociais.

Para que se possa preservar um bem cultural, é importante saber não apenas que ele existe, mas também se a manifestação cultural é praticada pela população local, se as pessoas têm dificuldade ou não em realiza-la, que tipos de problema a afetam, como essa tradição vem sendo transmitida de uma geração para outra, que transformações têm ocorrido, quem são as pessoas que hoje atuam diretamente na manutenção dessa tradição, entre vários outros aspectos relativos à existência daquele bem cultural.

[…]

Clique aqui para ler a matéria completa

Texto 2

Evento debate estímulo à preservação do patrimônio histórico em Porto Alegre

23 Out.2019 | Fonte: Correio do Povo

Mirando no exemplo português, a região Sul do Brasil quer melhorar o cuidado com o patrimônio histórico e assim atrair mais turistas. Este é o tema central do Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento iniciou na noite desta quarta-feira com palestras no Teatro Dante Barone, no centro de Porto Alegre, e vão até o dia 25.

Organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento trará para Porto Alegre diversas autoridades e estudiosos portugueses, os quais vão contar como o país mudou sua política em relação à preservação do patrimônio histórico cultural. O exemplo português é o programa Revive, que prevê a concessão de prédios públicos à iniciativa privada. O projeto tem previsão de investimento na casa dos 130 milhões de euros, e de acordo com o arquiteto da Direção de Valorização da Oferta da empresa Turismo de Portugal, embora seja cedo para apresentar resultados em matéria de investimentos, já é possível avaliar o impacto na economia. “Na parte da engenharia e das obras públicas já criou dinâmica. De forma geral o turismo tem contribuído para alavancar o país de forma geral.”

Clique aqui para ver a matéria completa

Texto 3

Clique aqui para ver a imagem

Texto 4

Frente parlamentar vai defender preservação do patrimônio

05 Set.2019 | Fonte: Câmara dos Deputados

Foi lançada na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (4), a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico Nacional. De caráter suprapartidário, a frente pretende apoiar e fortalecer as instituições ou órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela defesa da memória do País.

A frente vai acompanhar a tramitação de proposições na Câmara e no Senado que contribuam para o aprimoramento de legislação de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

“Essa frente será um fórum permanente de debate sobre a defesa do patrimônio”, afirmou o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que propôs a criação do colegiado. “Todos devem conhecer o nosso passado em lugares reformados e agradáveis de se visitar”, disse o ministro da Cidadania, Osmar Terra, também presente no lançamento da frente parlamentar.

“Todos devem conhecer o nosso passado em lugares reformados e agradáveis de se visitar”, disse o ministro da Cidadania, Osmar Terra, também presente no lançamento da frente parlamentar.

[…]

Clique aqui para ler a matéria completa.