SPOILERS! Atitudes cívicas e morais

Atitudes cívicas e morais: formas de desenvolver um Brasil melhor no século XXI

A moral e o pensamento cívico são responsáveis por darem um pouco do sentido à unidade de uma nação. Se, por um lado, a moral é responsável por imbuir conceitos acerca daquilo que devemos ou não fazer, com base em noções até mesmo subjetivas da vida, o pensamento cívico, por sua vez, nos traz conceitos acerca do amor à pátria e reconhecimento acerca da importância de nosso país. Em países altamente militarizados é bastante comum vermos demonstrações publicas acerca do controle cívico governamental, como juramentos à bandeira.

A Fábula das Abelhas

Escrito em 1723, por Bernard Mandeville, esse livro apresenta conceitos nem tanto complexos, mas extremamente provocantes acerca da moral. O autor enfrenta o senso moral comum – o qual define que devemos ser extremamente corretos –, Mandeville argumenta que, se todos fossem extremamente corretos nossas sociedades seriam insustentáveis.

A “Fábula das Abelhas”é um poema, escrito pelo mesmo autor e seu livro é a explicação do poema. Mandeville expõe: caso não houvesse nenhuma ambição nada seria construído, afinal, não haveria nada que nos movesse no sentido de tornar os materiais em algo palpável. O mesmo ainda comenta que todos temos ambições, mesmo o mais puro dos espiritualistas, pois, mesmo que sua ambição não seja de âmbito material, o mesmo precisa ainda de algo que o motive.

Ditaduras no Brasil e no mundo

O senso apurado de nacionalismo e crença em uma nação como algo único é elemento fundamental em ditaduras ao redor de todo o mundo. No Brasil o período de ditadura, que durou de 1964 a 1985, foi responsável por crescimentos constantes para a nação, porém, por outro lado, trouxe consigo toda a repressão que costuma estar presente nesse tipo de sistema. A “Educação Moral e Cívica” era disciplina obrigatória nas escolas, instituída por lei em 1969. Além disso, nessa mesma lei foi também instituída a Comissão Nacional de Moral e Civismo.

Apesar de o Brasil não estar mais dentro de um cenário de ditadura, diversos outros países ainda encontram-se nesse estado. Caso bastante comum é a Coreia do Norte, hoje a ditadura mais fechada de todo o mundo. As poucas cenas que chegam ao mundo desse país muitas vezes apresentam cidadãos prestando honras à bandeira ou em modo de sentido frente à mesma, exaltando o alto senso de nacionalismo no país.

JUSTIÇA: O que é fazer a coisa certa

Em “justiça: o que é fazer a coisa certa”, Michael Sandel, professor de filosofia em Harvard, abre discussões acerca da moralidade das ações e convida o leitor a questionar sobe muitas perspectivas, o que seria justo e correto, desse modo ele introduz de forma sutil teorias sociais desde o utilitarismo e libertarianismo até filosofias clássicas, como a de Aristóteles. Dessa forma, ao citar exemplos hipotéticos e reais, abre debates acerca de questões extremamente relevantes para a contemporaneidade. Por exemplo, Jeremy Bentham, discorre que os atos mais corretos são os que promoverem bem para a maior quantidade de pessoas e as ações boas são as que promovem mais prazer em detrimento da dor – utilitarismo.

Outros materiais

A educação moral e cívica – doutrina, disciplina e prática educativa | artigo
Análise acerca da história da educação moral e cívica. Centrada na ditadura militar.

16 filmes essenciais para entender o que foi a ditadura no Brasil | MUITOS FILMES!
Melhor do que citar um filme, porque não uma lista com 16? 😛

Citações

O nacionalismo é uma doença infantil; é o sarampo da humanidade.

Albert Einstein | Físico alemão
Frase dita em 1921, citado em “Der Nationalstaat und seine Grenzen”. Frase verificada através do site Wikiquote.

Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria.

Benjamin Franklin | Político estadunidense
Frase original: “Where liberty dwells there is my country.”, Benjamin Franklin citado em “The Gospel anchor: Volume 1” – Página 24, 1832.
Verificado através do site WikiQuote.

Os operários não têm pátria.

Karl Marx | Sociologo apátrida
Frase original: “Die Arbeiter haben kein Vaterland”, no “Manifesto do Partido Comunista, seção II”.
Verificado através do site WikiQuote.

Em geral o Estado tem medo da filosofia.

Friedrich Nietzsche | Filósofo alemão
Em “Escritos sobre educação – Página 210, Friedrich Nietzsche, tradução de Noéli Correia de Melo Sobrinho – Edicoes Loyola, ISBN 8515027100, 9788515027101 2011 – 227 páginas”.
Verificado através do site WikiQuote.