A importância da leitura para a formação do indivíduo e da sociedade

Saiba mais sobre hábitos de leitura no Brasil.

A importância da leitura como instrumento de construção da cidadania

A leitura é, ainda hoje, um dos principais meios de obtenção de conhecimentos. Apesar da popularização da Internet a quantidade de informações que nós lemos ainda é enorme, mesmo que não seja através de um meio físico, como um livro. Entretanto, nem sempre o que lemos é algo necessariamente construtivo, nesse sentido, é importante destacarmos não somente a relevância da leitura, mas também de que forma o senso crítico sobre a mesma ajuda a se fazer instrumento da construção da cidadania brasileira.

História da escrita

A história da escrita remonta passados diversos de civilizações distintas. O início da representação através de imagens ocorreu no período paleolítico superior (+/- 15 mil anos atrás), através das pinturas rupestres.

Porém, a ideia de uma escrita propriamente dita surgiu somente em 4.000 a.C., na Mesopotâmia (atual Iraque), com os sumérios. A escrita da época era a chamada “cuneiforme” e a leitura era feita da direita para a esquerda. Ao mesmo tempo em que essa escrita difundia-se no Oriente Médio outras civilizações desenvolviam suas próprias formas de escrita, como é o caso do egípcios.

Os egípcios desenvolveram dois tipos de escrita, a demótica e hieróglifa. Além disso, ele já utilizavam o “papiro”, uma espécie de papel. Derivada dessa escrita surgiu também a escrita chinesa (1.200 a.C.) que é utilizada até hoje. Entretanto, todas as formas de escrita que haviam sido desenvolvidas até então eram baseadas na representação direta das imagens, devido a isso a escrita chinesa possui, por exemplo, cerca de 40 a 50 mil caracteres, sendo de difícil aprendizagem.

A escrita como nós conhecemos foi uma derivação de um alfabeto fonético criado pelo fenícios, mais ou menos na mesma época do surgimento da escrita chinesa. Devido ao fato de os fenícios serem grandes comerciantes e também pela maior facilidade de seu alfabeto o mesmo acabou se popularizando. Os gregos incluíram as vogais nesse alfabeto e a escrita que chegou até nós é uma derivação do alfabeto grego.

Fontes: Educa Mais Brasil, Toda Matéria e EBC.

Evolução da imprensa

Quando o assunto é leitura, citar a evolução da imprensa é sempre interesse, uma vez que a mesma ajudou a popularizar o hábito de leitura. A palavra “imprensa” deriva do termo “prensa móvel”, um dispositivo inventado por Guttenberg em 1440. Porém, somente no século XVIII que o mesmo foi adaptado para a fabricação de jornais e produções em larga escala. Os jornais foram o início da revolução da mídia, seguidos posteriormente pelo rádio, televisão e internet. Devido ao grande poder de repercussão dos jornais na época eles foram, durante alguns séculos o principal meio de informação da população – principalmente os mais favorecidos, afinal, ler não era para todos. Desse modo, a leitura durante essas épocas desempenhou relevante papel social, sendo uma das grandes responsáveis pela modelagem das sociedades, uma vez que incentivou movimentos políticos, constitucionais, eclesiásticos, econômicos, filosóficos, literários e muitos outros.

Fonte: InfoEscola.

Dados concretos

De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2015, a mais importante pesquisa nacional sobre o tema, 56% dos brasileiros pesquisados são considerados leitores, ou seja, leu inteiro, ou em partes, pelo menos 1 livros nos últimos 3 meses que antecederam a pesquisa. O número é bastante parecido com 2007, quando 55% da população foi considerada leitora. Ainda de acordo com a pesquisa 54% dos pesquisados que sabem ler e escrever leem jornal pelo menos uma vez no mês.

A previsão é que em 2020 seja divulgada uma nova versão dessa pesquisa, uma vez que a mesma é a realizada a cada 4 anos desde 2007. De todo modo, vale a pena conferir os dados da pesquisa aqui, já que a mesma é bastante completa e apresenta muitos insights interessantes sobre o tema.

Citações

A leitura engrandece a alma.

Voltaire | Filósofo francês
Frase original: “La lecture agrandit l’âme”, em L’ingénu,: histoire veritable. Tirée des manuscrits du Pere Quesnel – Página 45, Voltaire, Pasquier Quesnel – 1767 – 89 páginas.
Verificado através do site WikiQuote.

É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros.

Bill Gates | Empresário norte americano
Frase original: “My kids will have computers, of course. But they will have books first.“, em Bill Gates Speaks: Insight from the World’s Greatest Entrepreneur, página 195, Bill Gates – John Wiley & Sons, 1998, ISBN 0471293539, 9780471293538, 253 páginas.
Verificado através do site WikiQuote.