Mudanças climáticas no Brasil do século XXI | Argumentos para redação

As mudanças climáticas há anos são tema para discussão. Mas e se isso caísse na sua redação? Descubra argumentos incríveis sobre o tema.

Impactos ambientais e sociais decorrentes das mudanças climáticas no Brasil do século XXI

Desde a virada para o Século XXI o discurso acerca dos problemas decorrentes de mazelas ambientais, interferência do homem e outros tantos – que incluem as mudanças climáticas – passaram a ser muito mais falados. Discorre-se bastante sobre o quanto o crescimento desenfreado das grandes economias, em detrimento da natureza como um todo, pode ocasionar diversos problemas a longo prazo. Porém, quais são os problemas a curto prazo? Quais as consequências que já estamos começando a sentir? Como combateremos efetivamente os impactos ambientais? Será necessário reformular nossas relações sociais?

Sociologia

Para explorar os impactos sociais ocasionados pelas mudanças climáticas uma das possibilidades é utilizar pensamento de sociólogos clássicos como Durkheim ou Max Weber.
Durkheim faz sua análise colocando a sociedade como foco, considerando-a ainda externa aos indivíduos e controladora dos mesmos. Ao relacionar com a temática ambiental seria possível interpretar que é preciso uma mudança na sociedade como um todo a fim de mudar os indíviduos enquanto agentes do meio.
Weber, por sua vez, coloca a sociedade como resultado das ações dos indivíduos. Neste ponto uma argumentação consistente poderia defender que é preciso primeiro que os indivíduos tomem consciência de seus atos para só então a sociedade poder mudar como um todo.

Sociedades Antigas

Na história não faltam exemplos de sociedades que entraram em declínio graças à exploração intensa de seus recursos naturais.
A Ilha de Páscoa, famosa por seus “moais” – esculturas de pedra enormes na forma de rostos humanos – é um triste exemplo sobre os males que a exploração desenfreada dos recursos naturais pode causar. Quando os Polinésios lá atracaram, há cerca de 1.400 anos, encontraram um paraíso com flora e fauna extensas. Porém, com a aceleração da produção de estátuas gigantes, em 1.200 o resultado foi a diminuição drástica das árvores em cerca de apenas 300 anos. Decorrente disso a fauna também sofreu grandes perdas, e o mesmo com a população, que diminuiu para apenas 10% dos 20 mil habitantes que chegaram a habitar a ilha.

Dados concretos

Uma forma muito interessante de defender qualquer tese em uma redação é através de dados concretos. Dados de pesquisas e jornais com renome.
Acerca de mudanças climáticos e efeitos no Brasil existe uma organização criada pelas Nações Unidas, o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) que aponta alguns dados interessantes.
De acordo com o 4º relatório do IPCC (2007) até 45% das plantas do cerrado correm risco de extinção e pode, ainda, haver a extinção de algumas espécies nas florestas tropicais.

Confira aqui mais dados interessantes da pesquisa.

Outros materiais

Por que morrem as civilizações?
Artigo da Super Interessante que explica com maiores detalhes o ocorrido na Ilha de Páscoa e ainda cita o desaparecimento de algumas outras civilizações.

Você sabe o que é ECOCÍDIO?
Artigo que explica o que é o chamado “ecocídio”
e ainda ressalta alguns aspectos legais do mesmo.

Cowspiracy: O Segredo Da Sustentabilidade | Documentário
Documentário que analisa os impactos da agropecuária na natureza. Obs.: disponível também na Netflix.

Citações para redação

A natureza não faz nada em vão.

Aristóteles | Filósofo grego
Frase escrita em “Livro I, 1253.a8”. Verificado através do site WikiQuote.

É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.

Victor Hugo | Romancista francês
Verificado através do livro “Romantic Anti-Capitalism and Nature“.