A leitura no Brasil | Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Desafios para o desenvolvimento cultural da leitura no Brasil”, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Proposta

Texto 1

Especialistas indicam desafios para a prática da leitura no Brasil

Mais de 60% da população brasileira considera a leitura uma fonte de conhecimento para a vida. É o que diz a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil 3”, realizada em 2011 pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e divulgada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Porém, a mesma investigação chegou à conclusão de que o índice de penetração de leitores pelo País caiu em 5% desde o último levantamento, em 2007. Além disso, dados do Ministério da Educação de dezembro de 2014 mostram que um em cada quatro estudantes das redes públicas estaduais e municipais se encontra no nível mais baixo de avaliação do português.

Sabemos que ler traz muitos benefícios a quem o pratica de modo correto. A leitura desenvolve e aumenta o repertório geral, auxilia para que o indivíduo tenha senso crítico, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e, finalmente, facilita a escrita. Mas ainda que carregue consigo um lado bom, é preciso tomar cuidado e selecionar bem o que se lê.

Segundo Valdir Heitor Barzotto, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP, vivemos em um momento em que há excesso de material disponível. “O que também pode ser prejudicial, pois uma pessoa pode ler coisas que não são, necessariamente, de uma fonte confiável. É uma novidade do tempo contemporâneo. Existe muito acesso ao texto, mas não ao conhecimento”, explica ele. A grande quantidade de informação disponível foi propiciada, principalmente, pelo avanço da tecnologia, em especial o da internet.

A reversão de um quadro histórico como este não acontece da noite para o dia e está relacionada a algumas instâncias, como as políticas públicas. Elas devem estar aliadas a uma formação que instigue o pensamento inovador por parte dos profissionais bibliotecários. É neste modelo que está baseada a disciplina de Informação, Educação e Conhecimento da ECA. “A biblioteca não deve ser mais um lugar só de emprestar livro ou de estimular a leitura”, diz a professora. “Ela tem que ser pensada em uma dimensão que possa acolher diferentes singularidades, para que o sujeito possa buscar outros caminhos por si mesmo, seja em sua comunidade ou fora dela. E, a partir disso, construir uma relação que seja significativa para ele.”

Fonte: USP – Universidade de São Paulo

Texto 2

Dificuldade para ler

Fonte: Instituto Unibanco – Aprendizagem em foco

Texto 3

Desafios da formação de leitores na escola

Nos últimos anos parece haver consenso entre os professores do Ensino Fundamental sobre a necessidade de trabalhar com textos literários nas aulas de Língua Portuguesa. Talvez por isso, muitos educadores tenham dedicado parte significativa do tempo didático às atividades de leitura em voz alta, empréstimo de livros na biblioteca, contações de histórias, rodas de leitura entre outras estratégias para garantir que todos os alunos tenham contato com a literatura e, consequentemente, possam desenvolver o hábito de ler.

Entretanto, embora tenhamos notado um maior interesse por parte dos alunos em relação aos livros e um aumento na quantidade de obras que circulam na escola e nas famílias, essas mudanças ainda não correspondem a uma significativa melhoria na compreensão leitora e tampouco a avanços em relação à qualidade dos textos escritos pelos alunos.

Para gostar de ler, é preciso ler bem. E para ler bem, é necessário ter diante de si bons materiais de leitura e situações que favoreçam um trabalho ativo de construção do sentido do texto.

Isso exige oferecer livros variados e de qualidade, selecionados por educadores que planejem atividades que possibilitem, entre outras coisas: compreender o que está escrito e também o que não está identificando elementos explícitos e implícitos; estabelecer relações entre a obra lida e outras já conhecidas; descobrir os inúmeros sentidos que podem ser atribuídos a ela; justificar e validar a sua leitura com base em elementos encontrados no próprio texto e em seu contexto.

Fonte: Nova Escola

Texto 4

Os desafios para criar o hábito de leitura entre os jovens brasileiros

Fonte: Passo a Passo da redação

Texto 5

Pessoas que influenciaram o gosto pela leitura

Fonte: Instituto Unibanco – Aprendizagem em foco