Leitura no Brasil: o que é, desafios e mais! | Resumo + Repertório redação

Você sabe o que é leitura? Qual sua importância? Quais os desafios que ela enfrenta no Brasil? Confira agora!

Você já parou para pensar no que realmente significa a palavra “leitura”? Ainda não?

Assim como você, a grande maioria das pessoas nunca refletiram qual o real significado desse termo, apesar de ser de extrema importância desenvolver essa competência.

Segundo o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, o termo “leitura” é definido como:

  1. Ato ou efeito de ler;
  2. arte ou hábito de ler;
  3. aquilo que se lê;
  4. arte de decifrar um texto de autor segundo determinado critério.
Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa (1988, p.390).1

Ou seja, ler significa não somente “percorrer com os olhos”, mas principalmente extrair significados e interpretar um texto de acordo com seus próprios critérios.

Importância da leitura

Por ser algo muito importante para o desenvolvimento intelectual e cultural humano, o hábito da leitura auxilia na:

  • Consolidação da memória;
  • Desenvolvimento da escrita e da leitura;
  • Estimulação da criatividade dos indivíduos.

Apesar dessas vantagens, ainda há muitas barreiras e dificuldades para estabelecer a cultura da leitura entre os estudantes brasileiros. Além disso, a falta de estímulos para a prática da leitura e o avanço no uso das novas formas de tecnologia disponíveis ajudam a tornar esse hábito ainda mais difícil.

Cada vez mais, crianças mais novas estão conectadas em aparelhos de última geração, e, normalmente, na hora de escolher, os livros acabam ficando em segundo plano.2

Desafios da leitura no Brasil

Além da já citada digitalização e dificuldade de engajamento dos jovens, a leitura ainda enfrenta várias outras dificuldades no Brasil, como:

  • O alto preço dos livros;
  • Muitas livrarias sendo fechadas;
  • Alcance muito menor da venda de livros nos interiores no Brasil;
  • Mudanças no mercado editorial;
  • Dificuldade de acesso para quem não possui internet ou habilidade técnicas para acessar livros digitais;
  • Falta de bibliotecas acessíveis a todos os públicos;
  • Populações carentes, que não possuem renda para comprar livros, e que não conseguem ler a não ser de forma gratuita;
  • Falta de tempo devido à rotina agitada;
  • Falta de incentivos do governamentais.3

Como estimular a leitura no Brasil?

A solução inicial requer que investimentos sejam feitos o quanto antes. Esses investimentos podem ser dinheiro e de tempo.

Alguns tipos de investimento podem ser, por exemplo, no sistema de educação brasileiro. Porém, não basta apenas construir, equipar e reformar escolas pelo país. É preciso também formular programas e estratégias que incentivem professores e estudantes a melhorarem o desempenho escolar.

Não basta ter recursos financeiros.

É preciso saber mobilizá-los efetivamente, coisa que na maioria dos casos, não acontece conforme o esperado. É preciso mais preposição para agir e menos gastos de recursos de maneira indevida.

Normalmente, os investimentos não atacam a raiz do problema, que cada vez mais cresce sem uma solução clara.4

Desafios no ensino da leitura

É importante que crianças em fase escolar estejam devidamente matriculadas na escola. Porém, apesar dessa necessidade, muitas crianças ainda não conseguem dominar a habilidade de ler com precisão (quando, na verdade, já deveriam).

Um dos motivos é a alfabetização defasada que essas crianças acabam recebendo. Esse fator se agrava ainda mais quando olhamos para as escolas públicas brasileiras. Quando comparadas com crianças que estudam na rede privada, alunos das escolas públicas, normalmente, têm mais dificuldades em examinar um texto e explicar em rápidas palavras o que acabaram de ler ou escrever.

Antes de mais nada, não devemos atribuir a culpa aos pequeninos por essa situação. Eles são as maiores vítimas desse cenário conturbado.

O desenvolvimento das habilidades básicas para uma boa leitura precisa ser incentivado em sala de aula com o professor e também em casa. Mas, em muitas realidades, poucas são as atividades lúdicas realizadas por esses agentes para auxiliar nesse processo.

As escolas, muitas vezes, não conseguem dispor de materiais suficientes para ajudar as crianças nesta fase de suma importância na vida de qualquer ser humano. As famílias, também não.

O objetivo de letrar os seres humanos não é apenas desenvolver habilidades pedagógicas, mas também de ajudá-los no dia a dia em sociedade. Se apenas a primeira etapa for construída (as habilidades pedagógicas), as crianças crescerão na condição de analfabetos funcionais pela falta de desenvolvimento de funções cognitivas para o convívio em sociedade, já que, muitas vezes, não saberão lidar bem com as variadas situações da vida cotidiana.5

Repertório sociocultural

Filmes

Para Gostar de Ler: era uma vez um filme sobre livros e infância

Filme produzido pelo Itaú, como parte do projeto “Leia para uma criança”, lançada em 2015, que retrata a relação de cinco famílias com o incentivo à leitura em casa, e que compartilham o impacto da na formação das criança.

A Menina que Roubava Livros

Uma garota que lida com o horror da 2ª Guerra Mundial pela leitura, e para isso, roubava livros que corriam o risco de serem queimados. Ela ama os livros e acredita que eles devem ser partilhados, inclusive com um judeu que foi escondido por seu padrasto na casa deles.

Mãos Talentosas: A História de Ben Carson

O filme conta a história do diretor do departamento de Neurocirurgia Pediátrica do hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Um menino pobre, negro de mãe separada e analfabeta, que não tinha bom desempenho na escola. Mas, sua mãe repara na biblioteca de seu patrão, e tem a ideia de fazer com que ele leia dois livros por semana. Essa postura muda completamente o posicionamento de Ben diante da vida e contribui para sua chegada à neurocirurgia.

Central do Brasil

No filme, a personagem ****Dora, escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Mas, por insensibilidade, ela acredita que as correspondências são inúteis e fantasiosas. Isso muda quando se compadece de Josué, um garoto de 9 anos, cuja mãe enviava cartas ao pai por meio dela.

História

A história da leitura e da comunicação humana estão associadas. Se no início a comunicação podia ser feita através de escritas em rochas de cavernas, cascas de árvores, etc., hoje em dia ela é feita através dos meios digitais (celulares e computadores, por exemplo). Além disso, a escrita e a comunicação como um todo passaram por várias outras fases nesse meio, como, por exemplo, a escrita cuneiforme do povos sumerianos da antiga Mesopotâmia.

Livros

A formação da leitura no Brasil

Apresenta desde o nascimento, à consolidação e às transformações das práticas de leitura da sociedade brasileira.

Alfabetização: Leitura do mundo, leitura da palavra

Paulo Freire utiliza no livro sua experiência pedagógica em Guiné-Bissau para detalhar o que seria, na sua concepção, o ato da leitura em todas as suas dimensões.

Os Neurônios da Leitura: Como a Ciência Explica a Nossa Capacidade de Ler

O livro trata das seguintes perguntas: Como lemos?; O cérebro ao pé da letra; Os neurônios da leitura; A invenção da leitura; Aprender a ler; O cérebro disléxico; Leitura e simetria; Em direção a uma cultura dos neurônios.

Citações sobre Leitura

É preciso que a leitura seja um ato de amor.

Paulo Freire, educador brasileiro, no livro “O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social”.6

A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo.

Richard Steele, dramaturgo irlandês, 1836, no livro “Spectator (The)”.7

Um homem de leitura deve ser um homem intensamente vivo. O livro deve ser uma bola de luz em sua mão.

Ezra Pound, poeta americano, 1938, em “Guide To Kulchur”, p. 55.8

Fontes e referências

  1. Verificado através do artigo Leitura e escrita: importantes mecanismos utilizados no desenvolvimento da aprendizagem e na formação de leitores críticos
  2. Semanário da Zona Norte: A importância da leitura para o desenvolvimento cultural das pessoas
  3. Bingo: Quais são os maiores desafios da leitura no Brasil?
  4. Instituto pró-livro: Desafios para a formação de leitores no Brasil
  5. Meu artigo: os desafios de ensino da leitura e escrita
  6. Verificado através do site Pensador UOL.
  7. Frase original: “Reading is to the mind, what exercise is to the body”. Verificado através do livro original no Google Books
  8. Frase original: “Properly, we should read for power. Man reading should be man intensely alive. The book should be a ball of light in one’s hand”. Verificado através do livro original no archive.org.