A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os impactos do acesso precoce de crianças às novas tecnologias no século XXI”, apresentando proposta de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto 1
| Fonte: https://bdtcc.unipe.edu.br/wp-content/uploads/2019/08/TCC-pronto-180619.pdf (adaptado)
O desenvolvimento humano, caracteriza-se como um processo decrescimento ao longo da vida, de constante modificação, a nível físico, comportamental, emocional e cognitivo. Quando falamos em criança, nos referimos a uma percepção mutável ao longo da história, portanto, cada sociedade possui sua concepção do que ser criança, podendo vir de fatores como: família, cultura, crenças, religiosidade, educação, entre outros. Influências estas, que interferem no desenvolvimento infantil. As crianças desde bebês necessitam ter uma rotina organizada e estruturada, proporcionando conforto para o seu desenvolvimento, segurança e maior facilidade de organização. Desta forma, cada criança ao longo de seu desenvolvimento passa por fases, que são necessárias para o seu desenvolvimento, sem necessariamente ter que passar por todas elas (WECHSLER; SOUZA, 2014).
Texto 2
Os jovens e a tecnologia
07 Mar. 2018 | Fonte: Nova Escola
Em julho último, um casal de adolescentes de Porto Alegre protagonizou cenas de sexo divulgadas ao vivo por uma câmera ligada a um famoso site de relacionamentos. Mais de 22 mil pessoas assistiram à transmissão, que, por envolver dois menores – ele com 16, ela com 14 anos -, ganhou notoriedade e acabou virando assunto de polícia. O mais curioso (e que soa até ingênuo) foi o motivo que os levou a se expor dessa forma. Segundo o rapaz, a menina perdeu uma aposta em um jogo de cartas online e, por isso, teria de pagar uma “prenda”. Esse episódio lamentável mostra como é preciso orientar os jovens quanto ao uso de celulares, de videogames e principalmente da internet – uma das grandes paixões da moçada.
No que diz respeito à rede mundial de computadores, os especialistas apontam a dificuldade dos jovens para entender que é preciso se comprometer com as ações realizadas no mundo virtual. “Muitos pensam que o ciberespaço não tem efeito algum sobre o mundo real”, explica o psicólogo Tiago Corbisier Matheus, do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, e autor de livros sobre o assunto. Quanto à recusa de se responsabilizar pelas próprias ações, nada de novo: é característica da adolescência. Entretanto, embora não tenha mudado o comportamento dos jovens, a tecnologia trouxe novos espaços e ferramentas para as manifestações típicas dessa fase da vida.
Texto 3
Fonte: Univag
Efeitos da exposição tecnológica digital na primeira infância
Para enunciar a respeito dessa criança exposta às mídias, é possível elencar os saberes, partindo do pressuposto de que se tratam de “nativos digitais”, os quais estão interligados ao universo virtual. Percebe-se que, ao orientar sobre a necessidade de equilíbrio entre as atividades virtuais e as do mundo real, os autores sinalizam uma diferença entre esses modos de brincar, bem como a necessidade de controle do tempo de uso dessas. Isso nos remete a inferir que o brincar agora se faz também com o brinquedo virtual. E, nesse contexto, “tais crianças, por vezes, junto com os adultos e/ou sozinhos, vêm procurando explorar, aprender e descobrir, nesse universo, as diferentes formas de interagir com esses recursos, ressignificando assim as possibilidades do brincar e da brincadeira” que são virtuais.
Texto 4
Fonte: O Arquivo
Tecnologias e crianças
Texto 5
Fonte: Lapegeo