Tecnologias digitais na infância: benefícios e malefícios | Resumo + Repertório redação

As tecnologias digitais devem ser utilizadas por crianças? Afinal, o que são essas tecnologias? Quais seus benefícios e malefícios? Confira agora!

Não é raro vermos crianças utilizando aparelhos eletrônicos. Cada vez mais, as tecnologias digitais são uma realidade presente na infância em todo o mundo.

Normalmente associamos tecnologia aos dispositivos que costumamos utilizar em nosso dia-a-dia, como celulares, tablets e notebooks. Entretanto, quando falamos em tecnologias elas possuem conotação muito mais ampla.

1. Teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.).

2. Técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular.

Dicionário Oxford Languages.1

De acordo com a definição apresentada podemos entender que, na verdade, tecnologia é algo relacionado a técnicas. Nesse sentido, já havia tecnologia no Brasil desde 1550, quando foi criado o primeiro engenho de açúcar. 2

A tecnologia que hoje vemos nas mãos de tantos menores de idade em todo o Brasil são normalmente as tecnologias digitais. A diferença neste caso é que essas novas tecnologias têm o poder de transmitir e codificar dados de forma que os computadores possam entender.

A tecnologia digital é um sistema discreto que se baseia em métodos de codificação e transmissão de dados de informação, que permitem resolver diversos problemas em um período de tempo relativamente curto. 

Zendesk.3

A fim de entendermos de que forma essas tecnologias impactam na vida das crianças, a seguir discutiremos os respectivos benefícios e malefícios desse uso.

Benefícios

As crianças que têm nascido há alguns poucos anos receberam um termo para se referir a suas relações com as tecnologias digitais. São os chamados “Nativos Digitais”.

Na prática, são pessoas que têm acesso aos meios digitais desde que nasceram. Ou seja, não fazem a mínima ideia de como é viver sem esses dispositivos.

Nesse sentido, um dos benefícios de ser um “nativo digital” é que muitas vezes essas crianças têm enorme facilidade em realizar tarefas tecnológicas. Não raro vemos elas realizarem com muita facilidade algo que uma pessoa mais velha não conseguiria fazer.4

Além do citado, alguns outros benefícios merecem destaque. A fim de elucidá-los, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), afirma que, se utilizado de forma correta, a tecnologia pode apresentar:

  • Benefícios na aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm potencial de tornar a aprendizagem mais lúdica e atrativa. Sons, imagens, textos e demais benefícios do mundo digital podem ajudar a reter atenção e cativar as crianças.
  • Benefícios no lazer: o fato de os pequenos poderem escolher o que vão fazer, qual o joguinho da vez e navegar de forma ativa faz com que isso seja um prazer, um lazer para elas. Além disso, podem apreder com os jogos a superar situações difíceis ou ainda, resolver situações complexas de forma progressiva.
  • Benefícios no desenvolvimento: com tanta liberdade as crianças têm maior estímulo para desenvolver a criatividade. Além disso, podem se sentir mais valorizadas e “com voz”. Outro aspecto é que, para muitas crianças que possuem dificuldades no relacionamento “ao vivo”, muitas vezes o meio digital é onde se sentem confortáveis.5

Malefícios

O Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) traz dados sobre uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) e outros órgãos. Essa pesquisa, realizada em 2015 com crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, apresenta alguns dados interessantes, como:

  • 37% dos entrevistados alegam ter visto alguém sofrer discriminação na internet;
  • 8,8 milhões de crianças e adolescentes são expostos a discursos de ódio, intolerância ou violência;
  • 20% alegam ter sofrido cyberbullying.

Ou seja, a partir dessses dados é bastante evidente o quão expostos ficam jovens e adolescentes às tecnologias digitais.

A fim de ajudar a sanar alguns desses maelefícios, a SBP ainda recomenda algumas ações, como:

  • Limitar o tempo de uso de dispositivos de acordo com a idade.
  • Desencorajar, e em alguns casos, proibir o uso das telas por crianças com menos de 2 anos de idade.
  • Proteger com mais afinco crianças de até 6 anos da violência virtual, afinal elas possuem dificuldade de discernir entre fantasia e realidade.
  • Conversar com os filhos.
  • Monitorar sites, programas, aplicativos, filmes e vídeos.
  • Entre outros.6

Além dos já citados, é importante trazer um aspecto mais subjetivo desse fato. Muitas vezes tecnologia e infância acabam se misturando mais do que deveriam.

Ou seja, apesar de isso ajudar na hora de crianças realizarem tarefas digitais, muitas vezes isso faz com que seja difícil distinguir realidade virtual e social. Logo, muitas vezes o meio social na qual a criança vive acaba sendo deixado em segundo plano pela mesma.7

Dados sobre uso de tecnologias digitais na infância

Apesar de ser fácil de visualizar o quanto crianças têm utilizado o meios digitais, é sempre importante trazer alguns dados para a conversa.

De acordo com o IBGE, em 2019, quase 78% das crianças entre 10 e 13 anos alegam ter utilizado a internet. Além disso, o número sobre ainda mais, passando para 90,2% na faixa etária entre 14 e 19 anos.

A mesma pesquisa informa que o equipamento mais utilizado pelos brasileiros é o celular, responsável por 98% dos acessos à internet entre todas as idades pesquisadas.8

Repertório sociocultural

Livros

  • Manual de orientação (Sociedade Brasileira de Pediatria) – esse manual apresenta dados e diretrizes práticas e diretas sobre o uso recomendado das tecnologias digitais pelas crianças.

Fatos históricos

  • Revoluções industriais: as revoluções industriais são responsáveis por boa parte do desenvolvimento e tecnologias que vemos atualmente. Em especial a terceira e quarta revoluções industriais podem trazer muitos insights positivos sobre a criação, evolução e grande adoção das tecnologias digitais.

Músicas

Citações – tecnologias digitais crianças

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens tem medo da luz.

Platão, filósofo Grego, citado em “The American journal of medical technology”. 9

É preciso respeitar as crianças. Os adultos falam com elas como se fossem todas retardadas.

Quino, cartunista criador de Mafalda, me matéria na Revista Isto É.10

Toda vez que ensinamos algo a uma criança, nós evitamos que ela crie a mesma coisa sozinha.

Jean Piaget, biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço,1972, tradução livre de Quack Redação.11

Fontes e referências

  1. Oxford Languages
  2. Brasil Escola – 16 de outubro – Dia da Ciência e Tecnologia
  3. Blog da Zendesk – O que é tecnologia digital?
  4. Desidades – As crianças e suas relações com as tecnologias da informação e comunicação: um estudo em escolas peruanas
  5. Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) – Benefícios da Tecnologia Para Crianças e Adolescentes
  6. Sociedade Brasileira de Pediatria – Manual de orientação
  7. Desidades – As crianças e suas relações com as tecnologias da informação e comunicação: um estudo em escolas peruanas
  8. IBGE Educa – Uso de Internet, televisão e celular no Brasil
  9. Frase original: “We can forgive a child who is afraid of the dark. The real tragedy is when a man is afraid of the light”. “The American journal of medical technology”, v. 35, p. 251, American Society for Medical Technology, American Society of Medical Technologists – 1969. Verificado através do site Wikiquote.
  10. Revista ISTO É, Edição 1769. Verificado através do site Wikiquote.
  11. Verificado através do site Quote Investigator.