Quando analisamos as mudanças nas relações de trabalho, um dos primeiros pensamentos que vêm à nossa mente é a globalização. Afinal, a aceleração das modificações no modo como trabalhamos não é algo recente, não iniciou com a onda do chamado home office (trabalho de casa).
Na verdade, essas mudanças foram impulsionadas desde a saída do homem do campo para a cidade, fato esse que desencadeou vários processos, como: globalização, industrialização, e mobilidade urbana. Como consequência, as mudanças nas relações de trabalho passaram a afetar o crescimento urbano e, ainda, a organização familiar.
No século XXI, pode-se dizer que a industrialização já estava instaurada. Além disso, nesse cenário de grandes mudanças nas relações trabalhistas, outros processos também merecem destaque:
- o modelo capitalista;
- inserção da mulher no mercado de trabalho;
- alta taxa de industrialização de ponta;
- melhores redes de comunicação;
- e outros.
Entretanto, não podemos dizer que o trabalho irá parar por aí. Pois, assim como a sociedade, ele também está em constante transformação. As mais recentes mudanças são alavancadas por temas como: novas opções tecnológicas, flexibilização de leis trabalhistas, surgimento de novos negócios e outros.
A seguir nós iremos explorar alguns desses novos modos de trabalhar:
- Aplicativos de mobilidade urbana
- Trabalho remoto
- Terceirização dos serviços
- Sistemas de gestão e automação
- Realidade aumentada, criptomoedas e o que esperar para o futuro1
Aplicativos de Mobilidade Urbana
Você já deve ter ouvido falar de “Uber” e “99”, não?
Nos últimos anos esses aplicativos de transporte passaram a ganhar espaço entre a população.
Normalmente, ouvimos falar sobre valores acessíveis, conforto e facilidade de locomoção que oferecem a seus usuários. Porém, eles também representam uma mudança nas relações de trabalho. Afinal, os motoristas, profissionais independentes, que normalmente tinham um carro parado em casa, passaram a ter mais um opção de renda.
Vantagens
- Flexibilização das horas trabalhadas;
- Maior controle de tempo e dinheiro;
- Possibilidade de renda extra;
- Autonomia.
Desvantagens
- Os motoristas muitas vezes ficam reféns dos preços e políticas dos aplicativos;
- Há muita dependência de fatores externos, como o preço da gasolina;
- É necessário, no mínimo, um carro em condições medianas;
- Não há garantia de direitos básicos, previstos no modelo de trabalho CLT.2
Trabalho Remoto
Com o começo da pandemia do coronavírus, em março de 2020, o isolamento social trouxe com ele frases como “fique em casa”. A necessidade forçada obrigou muitas empresas a se adaptarem: ou o funcionário fica parado, ou começa o chamado Home Office, trabalho de casa.
Empresas e companhias que não queriam parar, combinaram com seus funcionários e conduziram o trabalho de forma remota, ou seja, cada um de sua casa. Em muitos casos, os resultados foram surpreendentes, tanto em termos de rendimento quanto de economia para as companhias.
Hoje esse modelo é muito valorizado por alguns pesquisadores, como é o caso de Alessandra Lucchese, advogada e conselheira do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da FIERGS. De acordo com ela, em 2019 eram cerca de 3 milhões de profissionais trabalhando de forma remota no Brasil. Atualmente, são 12 milhões.3
A maior parte das empresas reconhece agora que o trabalho remoto funciona e as pessoas perceberam que trabalhar em casa traz muitas vantagens.
Alessandra Lucchese, advogada.
Vantagens
- Flexibilização das horas trabalhadas;
- Menor micro gerenciamento;
- Mais tempo com a família;
- Maior autonomia.
Desvantagens
- Nem sempre as empresas dão suporte;
- Nem sempre familiares e amigos entendem que você está em casa, porém, trabalhando;
- Algumas pessoas possuem dificuldade em se organizar e focar no ambiente de casa;
- Depende de recursos pessoais, como internet, mesa, espaço de trabalho e outros.
Terceirização de serviços
Em março de 2017 foi aprovada a popularmente chamada “Lei da Terceirização” (Lei n. 13.429). Na prática, ela define as regras para contratação de funcionários temporários.
Ao alterar trechos de lei anteriores, esta mudança permitiu que qualquer atividade possa ser terceirizada. Por outro lado, trouxe a luz para o tema definindo regras para essa terceirização.
Como resultado, houve uma aceleração na contratação de profissionais de forma autônoma ou temporários. E, como em qualquer modelo de trabalho, isso pode acarretar tanto em vatangens quanto em desvantagens.
Vantagens
- Funcionários autônomos têm maior maleabilidade para aceitar ou recusar um serviço;
- Terceirizados não precisam, necessariamente, trabalhar 8 horas por dia;
- Maior maleabilidade de tempo;
- Maior autonomia.
Desvantagens
- O trabalhador não tem as garantias do serviço CLT;
- Não existe pagamento de décimo terceiro, férias e outros;
- Muitas empresas contratam terceirizados para pagar menos impostos e encargos trabalhistas. Porém, exigem carga horária fixa, salário fixo mensal e outros pontos que podem caracterizar vínculo empregatício.4
Sistemas integrados na gestão e automação
Outra mudança importante que estamos vivendo é a aceleração no uso de redes de informação e a automatização. Ao utilizar esses sistemas muitas empresas e indústrias conseguem produzir de forma mais automatizada.
Se durante o chamado Fordismo eram necessárias várias pessoas trabalhando em sintonia, os sistemas de automação e robotização das indústrias faz com que a sintonia seja entre máquinas e processos. Inclusive, em muitos casos os humanos são reduzidos e, até mesmo, retirados de vários processos. Afinal, a máquina faz sozinha.5
Vantagens
- É possível produzir muito mais com menos recursos;
- Há possibilidade de o produto final ficar mais barato, já que muitas vezes diminui os gastos de produção;
- Os funcionários não precisam perder tempo com tarefas repetitivas.
Desvantagens
- Trabalhos manuais e repetitivos tendem a deixar de existir;
- Nem todos têm qualificação para se manter no mercado de trabalho;
- Com a alta dependência de máquinas, qualquer falha em sistemas, internet e outros pode representar grandes perdas;
- Nem sempre a sustentabilidade e questões ambientais são levadas em conta.
Realidade aumentada, criptomoedas e o que esperar para o futuro
O futuro já começou. No final de 2021 uma das gigantes da tecnologia, o Facebook, anunciou a mudança de nome, agora se chama “Meta”, uma alusão ao chamado metaverso.
Metaverso: Espaço ou ambiente de realidade virtual, no qual pode haver interacção entre utilizadores.
“metaverso” no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2021.6
Além disso, outras gigantes do mundo digital também citam temas com a Web 3, que envolve criptomoedas, contratos digitais e metaverso. Spotify, Twitter, Amazon, Tesla e várias outras são apenas algumas das empresas que estão apostando nas novas tecnologias para comunicação, interação e, até mesmo trabalho.7
Ainda é bastante cedo para sabermos o que esperar do futuro, mas se fosse para chutar, eu diria que o metaverso está há uma conexão de distância.
Repertório sociocultural
História
- Revolta da Chibata (1910): um motim organizado pelos marujos das embarcações brasileiras da época contra o castigo que era imposto pelos marinheiros aos trabalhadores que iam contra as regras da época. No caso, o castigo eram “chibatadas”.8
- Taylorismo, Fordismo e Toyotismo: durante a Segunda Revolução Industrial os três citados modelos de trabalho ajudaram a organizar as mais diversas indústrias. O Taylorismo introduziu o conceito das grandes linhas de produção de trabalhadores. O fordismo, por sua vez, com foco na produção em massa adicionou ao conceito anterior as grandes esteiras rolantes, aumentando a produtividade. Já o Toyotismo possuía o enfoque na produção sob demanda.9
- Revoluções industriais: a primeira se consagrou pela mecanização e largas escalas de produção. A segunda, com o advento da eletricidade, marcou o conceito da manufatura em massa. A terceira partiu para o uso de tecnologia e eletrônica. A quarta, por sua vez, traz maior integração entre sistemas e, até mesmo, entre pessoas, máquinas e o mundo virtual.10
Filmes
- Tempos modernos (1936): este filme, entrelado por Charles Chaplin, é uma das mais conhecidas críticas ao início da industrialização e trabalho em massa. A crítica bem humorada expõe as dores de toda uma geração nas fábricas em torno do mundo.
Onde assistir: YouTube.
- Matrix (1999): o filme Matrix apresenta clara alusão entre realidades paralelas, algo que pode ser comparado ao chamado metaverso, e também às novas relações de trabalho que ainda serão criadas.
Onde assistir: YouTube (pago), Google Play (pago), Apple TV, Amazon Prime ou HBO Max.
Leis e constituição
- Lei da Terceirização (Lei n. 13.429): define as regras para contratação de funcionários temporários. Ao alterar trechos de lei anteriores, permitiu que qualquer atividade possa ser terceirizada. Confira a Lei na íntegra.
Citações
A única forma de escapar do efeito corruptor do louvor é continuar trabalhando.
Albert Einstein, Smithsonian, fevereiro de 1979.11
O estado de pensamento que permite que o homem faça um trabalho desse tipo é semelhante à adoração religiosa ou de um amante; o esforço diário não vem da intenção deliberada, mas direto do coração.
Albert Einstein, em discurso em 1918.12
A era da procrastinação, das meias-medidas, dos expedientes tranquilizadores e desconcertantes, dos atrasos está chegando ao fim. Em seu lugar, estamos entrando em um período de consequências.
Winston Churchill, tradução livre do Quack Redação.13
Fontes e referências
- Você Pergunta – Como lidar com mudanças?
- Estadão – Na crise, Uber vira opção ao desemprego
- Fiergs – As mudanças provocadas pela pandemia nas relações de trabalho
- Vitor Filgueiras e Sávio Cavalcante – O trabalho no século XXI e o novo adeus à classe trabalhadora
- Gleber Advogados – Transformações no mundo do trabalho
- Dicionário Priberam – consultado em 07-06-2022
- GMW3 – How 10 Big Tech companies are adopting Web3 technology
- Brasil Escola – Revolta da Chibata
- Diferença – Taylorismo, fordismo e toyotismo
- Não confunda: Indústria 4.0 e Indústria 3.0
- Verificado através do site Época Negócios.
- Verificado através do site Época Negócios.
- Frase original: “The era of procrastination, of half-measures, of soothing and baffling expedients, of delays is coming to its close. In its place we are entering a period of consequences”. Verificado através da International Churchill Society.